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Procon abre quase três vezes mais processos em janeiro em comparação a 2018

O órgão também registrou quase o dobro de atendimentos do que no mesmo período do ano passado

Um levantamento do Procon de Blumenau apontou que, entre os dias 21 e 30 de janeiro, o órgão efetuou um total de 1.354 atendimentos e abriu 568 processos referentes a reclamações.

Quando comparamos os números com os de 2018, percebemos um aumento significativo. Foram 760 atendimentos registrados e 193 processos abertos no mesmo período.

Além disso, as unidades descentralizadas do Procon junto às intendências e também o WhatsApp do Consumidor possibilitaram a realização de outros 842 atendimentos neste mês de janeiro.

Segundo o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura Cunha, o levantamento não levou em consideração os esclarecimentos efetivados à população via telefone.

“Notamos que os consumidores estão mais conscientes dos seus direitos. O setor de telefonia, que sempre esteve no topo das reclamações, neste ano perdeu para a companhia elétrica do Estado, com 182 processos abertos entre os dias 21 e 30. Isso devido aos valores cobrados nas faturas emitidas pela distribuidora de energia, a Celesc”, diz André.

Desdobramentos

André Moura Cunha esteve em Florianópolis na semana passada para uma reunião com o diretor comercial da Celesc, que nega qualquer cobrança adicional. Atualmente, a empresa é alvo de uma investigação do Ministério Público para apurar a suposta cobrança abusiva na conta de luz dos consumidores catarinenses.