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Procon de Blumenau questiona Celesc sobre aumento nas contas de luz

Órgão fiscalizador recebeu, em um dia, mais de dez reclamações

O coordenador do Procon de Blumenau, André da Cunha, foi a Florianópolis nesta terça-feira, 22, para uma reunião com o diretor comercial da Celesc. Entre os assuntos está o aumento na conta de energia de diversos consumidores. Neste mês, o alto valor na fatura pegou a moradores de várias cidades do Vale do Itajaí de surpresa.

Nesta segunda-feira, 21, primeiro dia de trabalho do Procon do ano (a prefeitura estava em férias coletivas desde o final de dezembro), o órgão recebeu 11 reclamações pelo WhatsApp (9 9920 0083).

“Todas são a mesma coisa: consumo excessivo e valor muito alto. Tem casos que a diferença foi menor, de 30%, mas as pessoas nem estavam em casa”, comentou André.

No ano passado, durante janeiro, 19 pessoas tiraram dúvidas ou reclamaram da conta de energia para o Procon e 12 processos foram abertos. Ou seja, apenas no primeiro dia de trabalho de 2019 a instituição já recebeu mais da metade da quantidade de denúncias de 2018. Até o momento quatro processos foram iniciados.

Quando a reclamação é oficializada, a empresa é notificada pelo Procon, o que obriga a estatal a apresentar um relatório sobre a cobrança feita. Se for necessário, uma nova aferição no relógio é realizada. Quando o consumidor pede por uma nova leitura diretamente à Celesc, o órgão pode cobrar uma taxa se entender que o pedido não tem justificativa.

Para Cunha, isso faz com que muitos desistam da reclamação. Porém, salienta que quando ela é mediada pelo Procon, o morador não precisa pagar pela releitura, caso seja feita.

Na reunião desta terça, o coordenador espera receber um posicionamento da Celesc:

“Quero saber o que vão justificar, se é esse consumo mesmo ou se farão uma revisão para todos”, contou.

O que diz a Celesc

A Celesc emitiu um comunicado na sexta-feira, 18, se posicionando em relação às manifestações de consumidores sobre a fatura de energia emitida no último mês. A Celesc informa que não houve cobrança adicional ou erro no processamento de dados no faturamento da empresa.

Segundo a empresa, o aumento na conta de luz para muitos clientes se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos eletrônicos, como ar-condicionado, em períodos de temperatura elevada.

“Esse avanço é confirmado, inclusive, pelos elevados índices na demanda de energia registrados pela Celesc nas últimas semanas. Desde dezembro, o recorde foi batido três vezes, sendo duas delas em dias seguidos – 16 de janeiro (4.989,82 MW) e 17 de janeiro (5.030 MW)”, afirma a Celesc.

Segundo a empresa, a tarifa de energia elétrica da companhia não é reajustada desde agosto de 2018. Os clientes são orientados a conferirem atentamente o histórico de consumo e o período de apuração da leitura na fatura recebida.

Quando se trata de variação de consumo, o cliente pode comparar a leitura atual no medidor do seu imóvel com a leitura apresentada na fatura – a diferença entre os números indica o quanto já foi consumido de energia em kWh no período.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com o departamento comercial da Celesc nas lojas de atendimento presencial ou pelo 0800-48-0120.