Procon de SC proíbe vendas de bebida Del Valle

Empresa estava divulgando a bebida como suco de fruta

Procon de SC proíbe vendas de bebida Del Valle

Empresa estava divulgando a bebida como suco de fruta

Redação

O Procon de Santa Catarina determinou que a Coca-Cola suspenda a comercialização da bebida Del Valle Fresh, após acolher uma denúncia do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que alegava que a empresa estava divulgando a bebida como suco de fruta.

Após analisar informações no site da Del Valle e verificar os rótulos e os anúncios publicitários nos supermercados, a fiscalização confirmou que a bebida não possui a quantidade mínima de fruta para ser considerado suco, néctar ou mesmo refresco.

Venda

Toda a linha Fresh, como rótulo, slogan, promoção comercial e distribuição nos supermercados, dá a entender que os produtos seriam iguais a bebidas de fruta.

Essas informações induzem o consumidor ao erro quanto à natureza, características, qualidade e propriedades desses produtos, violando o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e à proteção contra publicidade enganosa.

Procon

Estas empresas têm responsabilidade comercial e social sobre os produtos que elas colocam no mercado, em especial no ramo de alimentação que envolve a saúde do consumidor. Se a informação não está clara, o cidadão pode colocar em risco a sua saúde e de sua família”, explica o diretor do Procon SC, Tiago Silva.

Posicionamento da Coca-Cola

A Coca-Cola informa que a ilustração no rótulo da linha Fresh da marca Del Valle reflete a matéria-prima presente na bebida. E em razão do seu compromisso de transparência com o consumidor, disponibiliza no respectivo rótulo todas as informações referentes à sua composição, incluindo a quantidade de suco presente no produto, em estrita observação à legislação brasileira vigente e normas regulamentadoras dos Órgãos competentes da categoria. E ainda, esclarece que os produtos da linha Fresh da marca Del Valle não são e nunca foram classificados como suco ou néctar. A empresa garante que seguirá todas as determinações dos órgãos competentes.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo