Programa Universidade Gratuita já influencia no aumento de matrículas da Furb

Número de matriculados na universidade é superior a de 2023

O programa Universidade Gratuita é a nova oportunidade de assistência financeira estudantil do ensino superior oferecido pelo governo de Santa Catarina. Entrou em vigor no segundo semestre de 2023.

Para a reitora da Furb, professora Marcia Cristina Sardá Espindola, o projeto é importante para dar o acesso ao ensino superior. “A Furb considera o Universidade Gratuita um programa transformador e que traz oportunidades, sim, a quem deseja fazer uma graduação de qualidade. As matrículas podem ser feitas até o dia 8 de março e estar matriculado é requisito obrigatório para concorrer ao programa.”

A professora também comenta que a universidade já nota mais acadêmicos inscritos. “Acreditamos na oportunidade e na busca pela formação por mais estudantes, sem dúvidas. O número de matriculados até o momento já mostra esse crescimento, a entrada de calouros em 2023 já foi bastante expressiva e neste ano as perspectivas são ainda melhores.”

Marcia ainda garante que a Furb tem a estrutura necessária para atender ao aumento de matriculados: “A FURB está pronta para atender à demanda e dispõe, ainda, de outros programas de bolsa e financiamento que também podem ser acessados, como bolsas de pesquisa e de extensão. O primeiro passo, é a matrícula.”, reitera

Universidade Gratuita

As inscrições para o programa ainda não estão abertas, mas os requisitos já estão disponíveis, veja quem pode participar:

  • Estudantes regularmente matriculados na FURB.​
  • Ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência há mais de 5 (cinco) anos no estado, contados retroativamente a partir do ingresso na Universidade.​
  • Ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta.
  • Possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, ou para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.

Leia também:

1. Audiência pública em Blumenau discute alterar tamanho permitido para prédios e preocupa ONG ambientalista
2. Saiba quando retornam viagens do transporte coletivo de Blumenau até o IFSC de Gaspar
3. Saiba tudo sobre a 16ª Osterfest de Pomerode, que começa nesta quinta-feira
4. Ex-presidente Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF nesta quinta-feira
5. Homens brigam por causa de creatina em academia de Balneário Camboriú


Veja agora mesmo!

Torneio de Verão de Indaial: prefeito e secretário falam sobre sucesso desta edição:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo