Projeto de alunos catarinenses é analisado no espaço pela Nasa
Filtro de água com uso de moringa decolou na última quinta-feira, 25, com astronautas
Um filtro de água baseado na moringa. Esse experimento bem brasileiro está em um foguete da Nasa que decolou na última quinta-feira, 25, a caminho da Estação Espacial Internacional. O projeto foi desenvolvido por alunos do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Xanxerê, e venceu a competição Garatéa-ISS, iniciativa desenvolvida pela Missão Garatéa e apoiado pelo Instituto TIM.
Isabela Battistella, Renata Müller, Ricardo Cenci e Roberta Debortoli concorreram com mais de 4 mil estudantes de 172 escolas brasileiras. No início do mês, os jovens estiveram nos Estados Unidos e apresentaram o projeto “Capilaridade vs Gravidade no processo de filtração” na Conferência Nacional do Programa de Experimentos Espaciais de Estudantes, na Virgínia.
Agora, terão o seu experimento embarcado em um foguete de carga da SpaceX para ser recebido por astronautas da Nasa na EEI. A proposta do grupo é que – ao invés do processo tradicional, com o líquido descendo pelo filtro e saindo limpa na torneira – a água seja filtrada sem gravidade, por capilaridade (processo físico que empurra o líquido através de pequenos capilares). A purificação é feita com carvão ativado.
A competição Garatéa-ISS está ligada ao Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), programa norte-americano que seleciona e envia experimentos de alunos de 10 a 17 anos para o espaço.