Projeto esportivo de Blumenau recebe brinquedos para o Dia das Crianças

Instituto fundado recentemente na cidade fez a doação

Os alunos do projeto Karatê Criança no Esporte voltaram para a casa com pequenas lembranças do Dia das Crianças na última semana. Até a última segunda-feira, 24, o Instituto Fernando Reichert distribuiu brinquedos e guloseimas junto aos alunos do projeto social idealizado pelo professor Charles Gaulke, que oferece a prática gratuita da arte marcial em cinco escolas de Blumenau.

Apesar de o Instituto Fernando Reichert ter sido criado recentemente, a parceria do projeto Karatê Criança no Esporte com os irmãos Roberto e Romeu Reichert, fundadores do instituto, é antiga.

Tudo começou quando Roberto ouviu o apelo de Charles, que buscava recursos para custear as despesas que a filha Angélica, treinada por ele no projeto, teria em uma competição.

Desde então, o projeto recebe um patrocínio mensal, além de eventuais ajudas financeiras para despesas extras como transporte e inscrições de atletas em competições de nível estadual e nacional. E Angélica, após carreira de sucesso no esporte, se tornou professora do projeto.

De acordo com Roberto, a ideia era marcar a data do Dia das Crianças com um “mimo” para as crianças que participam do projeto. Para isso, o Instituto Fernando Reichert providenciou pirulitos, balas e brinquedos que foram distribuídos nos dias seguintes ao Dia das Crianças, após o término das aulas do projeto desenvolvidas em cinco escolas diferentes de Blumenau: Visconde de Taunay, Emílio Baumgarten, Lore Sita Bolmmann, Salão Itoupavazinha e na ADR Karsten.

“Tem uma frase que eu sempre digo: a educação nem sempre leva ao esporte, mas o esporte necessariamente educa”, ressalta Roberto, que participou da distribuição dos presentes e testemunhou a alegria e o entusiasmo das crianças com a lembrança. “Nem todas as crianças têm condições de receberem presentes no Dia das Crianças. Foi muito gratificante”, completa.

O professor Charles Gaulke é grato pela ação e destaca que o projeto desenvolvido nas escolas é apenas o início de um caminho. “É no projeto que a criança começa a ter o contato com o esporte. Mas, além disso, é transformador. Quando eles pisam no tatame, a classe social deixa de existir. Cobro muito deles o comportamento e a educação”, resume.

O projeto social já deu frutos e o atleta Kauan Ribeiro, 18 anos, é um deles. O atleta começou no projeto aos seis anos e já conquistou duas vezes o título brasileiro. Ele vai representar Santa Catarina na etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será disputado em São Paulo.

Veja mais fotos:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

Conheça o projeto e o instituto

O Projeto Social de Karatê Criança no Esporte começou há 17 anos e foi idealizado pelo professor Charles Gaulke, depois que a filha primogênita Angélica Gaulke, treinada por ele, disse que os colegas da Escola Municipal Duque de Caxias também queriam treinar a arte marcial, mas não tinham dinheiro para pagar a mensalidade. Após obter 85 inscrições na escola, Charles conseguiu patrocínio de três empresas locais para dar continuidade ao projeto com aulas gratuitas.

O Instituto Fernando Reichert nasceu com DNA de ações sociais da Free Multiagência, dirigida pelos irmãos Roberto e Romeu Reichert, e sediada em Blumenau. As ações sociais cresceram e se tornaram frequentes à medida que a Free conquistou o mercado da publicidade e propaganda. O Instituto se tornou realidade como uma maneira de disseminar boas ações e servir de exemplo para outras empresas após a partida prematura do pai de Romeu e Roberto, Fernando, vítima de complicações decorrentes da Covid-19 em fevereiro de 2022.

Leia também:

Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia do segundo turno da eleição
Prefeitura assina contrato de financiamento para obras na região norte e saneamento básico; conheça os projetos
Edital do Complexo Prisional de Blumenau está aberto; saiba detalhes
Quem foi Siliana Maia: advogada de Brusque que morreu em acidente atuava em ações da advocacia feminina
Eleitora de Joinville que alegou erro em urna deve publicar nota desmentindo caso

– Assista agora:
Veja os bastidores da escolha da realeza da 38ª Oktoberfest Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo