Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projeto proibindo banheiros unissex em escolas e universidades de SC está pronto para ser votado

Banheiros unissex
Está quase pronto para votação em plenário, na Assembleia Legislativa, projeto que vai dar o que falar: proíbe as instituições de ensino de SC de instalarem banheiros de uso comum por pessoas de sexos diferentes. A regra vale para unidades de ensino básico, fundamental, médio, técnico e superior, públicos ou privados.

Alívio
A economia de SC e em especial a indústria, festejam uma das melhores notícias dos últimos tempos: a redução em 13,5% da tarifa de gás natural, por parte da SC Gás a partir de junho. Nada mal diante dos juros, inflação elevada e um governo central ainda hesitante, mas esforçado, é preciso reconhecer.

Revisionismo
Decisão do Conselho Universitário da UFSC permitirá que se reavalie casos em que a instituição prestou “homenagens àqueles que praticaram comprovadamente denunciações e perseguições durante a ditadura civil-militar”. O documento base para tal revisão é o relatório final da Comissão Memória e Verdade, instituída em 2014, e finalizado em 2018. Quanto ao título doutor honoris causa – como o aprovado para o cantor Gilberto Gil, semana passada – não há o que “reavaliar”. Entre os titulados ainda em vida estão o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago; o escritor Salim Miguel; Zilda Arns, Herbert José de Souza, Mario Bunge e Milton Santos. Nas titulações inferiores, talvez, como as conferidas a políticos, possa haver “revisões”.

Português
O ex-deputado federal Paulo Bornhausen, 59 anos, nascido em Blumenau, comemora, desde sexta-feira, a conquista da cidadania portuguesa. São das terras de Pedro Álvares Cabral os antepassados de sua mãe, Déa Barreto Bornhausen. Nos últimos 12 anos, quando se abriu a oportunidade de obtenção da dupla cidadania, cerca de 400 mil brasileiros obtiveram a nacionalidade portuguesa.

Recorde
Colaborador da Federação Catarinense de Futebol e da Confederação Brasileira de Futebol, o veterano jornalista José Bonifácio Telles informa que 121 integrantes da mídia esportiva catarinense – um recorde histórico – se credenciaram para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Catarinense, sábado, quando o Criciúma venceu o Brusque por 1 a 0. Completaram a lista oito fotógrafos, sete portais, dois olheiros (scouts), 12 profissionais de comunicação dos dois clubes e dois profissionais de TV não detentora de direitos.

Segunda instância
O Senado aprovou requerimento assinado pelo senador Sergio Moro (União-PR), para desarquivar o projeto de lei que reativa a prisão em segunda instância. O projeto é de autoria do ex-senador Álvaro Dias (Podemos-PR), derrotado por Moro na eleição do ano passado. Dentre os catarinenses o documento foi assinado pelos senadores Esperidião Amin (PP) e Jorge Seif (PL). Ivete da Silveira não se manifestou.

Reconhecimento
A UTI do CEPON, em Florianópolis, foi reconhecida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira entre as mais eficientes do país. A certificação faz parte do projeto UTIs Brasileiras, que tem o objetivo de orientar políticas de saúde e estratégias, melhorar o cuidado dos pacientes críticos e a eficiência de tais unidades. O CEPON foi a única unidade a receber o selo “UTI Eficiente” com atendimento pelo SUS em SC nesta categoria.

Unanimidade 1
Não houve uma única voz contrária à instalação de uma escola cívico-militar em Mafra durante audiência pública com tal fim, promovida pela Assembleia Legislativa, quinta-feira. O modelo leva em conta a gestão compartilhada da unidade de ensino entre civis (professores e diretores) e militares.

Unanimidade 2
Exemplos vizinhos contaram. Um foi mostrado pelo Colégio Cívico-Militar Estadual Dr. Ovande do Amaral, de Rio Negro, no Paraná, Estado que já tem 192 escolas do modelo: começou com 380 alunos, agora tem quase 800 e está entre as melhores do Ideb. Em SC há nove implantadas até agora, com a supervisão da Secretaria de Estado da Educação.

Comemoração
Primeiro criado entre as 27 assembleias legislativas do Brasil, o Observatório da Violência contra a Mulher de SC, instalado na Assembleia Legislativa, completou dois anos sexta-feira. No seu site qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode se informar das ocorrências de feminicídio, de lesão corporal e de estupro, entre outras informações.

Leia também:

1. VÍDEO – Governador de SC diz que prefeito de Blumenau “gastou dinheiro” do Sesi; confira resposta de Mário
2. Dois suspeitos de integrar grupo neonazista que realizava encontros em SC são presos no RS
3. Metrô anuncia primeiro atacante para temporada
4. Carro colide contra poste e deixa residências sem energia elétrica em Blumenau
5. VÍDEO – Câmera registra acidente entre bicicleta e carro que deixou adolescente ferido no Vale do Itajaí


– Assista agora:
Dra. Desirré Bollmann relembra casos marcantes e início da carreira como juíza do trabalho

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo