Projeto voluntário irá recolher resíduos do rio Itajaí-Açu e ribeirões de Blumenau neste sábado
Várias entidades participarão da ação que marca a Semana da Água em Blumenau
Um projeto voluntário que pretende recolher dejetos acumulados no leito e margens dos ribeirões da Velha, Garcia e rio Itajaí-Açu, deve mobilizar quase cem pessoas neste sábado, 24, em Blumenau. A ação ocorrerá das 8h às 12h.
Nosso rio
O movimento, batizado de “Nosso Rio”, pretende recolher plásticos, vidros, metais e outros objetos jogados às margens ou levados pela correnteza. Alguns participantes vão utilizar barcos, jet skys e stand up paddles no rio Itajaí-Açu e alguns trechos dos ribeirões Garcia e da Velha. Outros vão percorrer trechos a pé, nos pontos rasos e onde o acesso permitir.
Os resíduos vão ser levados para a região do edifício América e em seguida encaminhados para o aterro sanitário, com o apoio do Samae.
“O rio Itajaí-Açu tem um papel importantíssimo na história de todo Vale do Itajaí. Não só pelo impacto das cheias, que é negativo, mas por questões positivas como a geração de energia, a água que chega nas nossas torneiras, sem contar o fato de ser um espaço com um grande potencial turístico e para a prática de esportes náuticos”, diz o educador ambiental José Sommer, coordenador da Semana da Água de Blumenau.
Como surgiu o projeto
A ação integra a programação da semana da água na cidade e a ideia de fazer um mutirão ambiental surgiu na área de sustentabilidade da Unimed Blumenau, após ouvir o relato dos remadores do Clube Náutico América sobre o acúmulo de dejetos às margens do Itajaí-Açu.
O desabafo resultou em um planejamento que, nos últimos meses, teve adesão de parceiros como o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Samae, Semmas, Blumenau a Bordo, Jeep Clube, Clube Náutico América e Clube dos Gincaneiros, além de duas ONGs com forte engajamento ambiental: Água Conecta e Pegada Verde.
Segurança
A questão da segurança necessitou planejamento. Será necessário uso de luvas, salva-vidas para quem estiver em embarcações, e de salva-vidas e capacete para os usuários de jet skys.
Kits e organização
Os participantes do mutirão se inscreveram previamente e vão receber kits com camisetas para identificá-los durante a ação. Grupos de WhatsApp foram criados para ajudar a multiplicar as informações, e alinhar as ações a serem executadas em cada trecho a ser limpo.
Expectativas
A expectativa dos organizadores é – após este mutirão – incluir o “Nosso Rio” na agenda de eventos da cidade e, com o tempo, envolver empresas, escolas e outras cidades da região em um grande movimento de proteção de ribeirões e do rio Itajaí-Açu.
Leia também:
– Saiba tudo sobre as Eleições 2022
– Identificado homem que morreu em confronto com a PM em Blumenau após sequestrar duas mulheres
– Dois casos de varíola dos macacos são confirmados em Indaial
– Saiba quais são as árvores frutíferas mais adequadas para plantio em Brusque e região
– VÍDEO – Catador de recicláveis encontra cobra dentro de lata em Jaraguá do Sul
– Assista agora:
Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes