Propostas para construir a ponte do Centro não serão abertas nesta segunda
Anúncio feito em dezembro foi corrigido neste domingo pela prefeitura
A prefeitura de Blumenau não vai abrir nesta segunda-feira, 14, as propostas das empresas interessadas em construir a nova ponte do Centro, entre a Ponta Aguda e a rua Itajaí. Ao contrário do que a administração municipal anunciou no dia 20 de dezembro e confirmou na semana passada, antes de os envelopes serem abertos há um passo burocrático que precisa ser cumprido. É o que vai acontecer nesta segunda.
As 18 empresas que entregaram propostas no segundo semestre de 2017 devem primeiro se manifestar oficialmente sobre o interesse em continuar na disputa. A assessoria de imprensa da prefeitura não confirmou prazo para ocorrer a abertura dos envelopes.
Na semana passada, o prefeito Mário Hildebrandt, que também tinha a informação de que as propostas seriam conhecidas nesta segunda, afirmou que o governo já conta com um pedido de revisão econômica por parte da futura vencedora. Isso devido à inflação do período e itens da planilha de custos que podem ter sofrido alterações de preços.
Dezoito empresas entregaram envelopes com propostas. Segundo Hildebrandt, todas foram contatadas desde que Justiça Federal e Tribunal de Contas do Estado (TCE) permitiram a continuidade do processo. Apenas uma delas pôs em dúvida a participação nesta segunda.
Conforme Hildebrandt, como a prefeitura está ainda em recesso, haverá um esquema especial na portaria para receber as empresas. O objetivo é garantir que ninguém fique de fora da licitação por dificuldade de acesso.
A ponte
A ponte Norte-Sul irá ligar a rua Alwin Schrader à rua Paraguay, na Ponta Aguda. A estrutura, com base metálica, terá ao todo 180 metros de extensão e 13,80 metros de largura. Serão duas pistas para tráfego, com passeio para pedestres e ciclovia nas laterais.
No sentido Vorstadt/Ponta Aguda, a faixa será utilizada para veículos pequenos e transporte coletivo. No sentido contrário, de quem vai para o Garcia, a faixa servirá exclusivamente para ônibus. No encontro da ponte com a Rua Itajaí haverá um semáforo.
O custo estimado da obra (com valores de 2017) é de R$ 39 milhões, valor financiado junto à Caixa no âmbito do PAC 2, do Ministério das Cidades.
Correção
Até 0h05 desta segunda-feira, o texto acima informava que a abertura das propostas ocorreria às 10h desta mesma data. Na verdade, o procedimento que vai ocorrer nesta segunda é a confirmação de interesse por parte das empresas. A informação equivocada foi anunciada pela própria prefeitura, mas corrigida neste domingo.