Psicólogo de Blumenau denunciado por abusar paciente tem registro cassado

Caso está na justiça desde 2019

O Conselho Federal de Psicologia manteve a decisão do Conselho Regional de cassar o registro profissional do psicólogo blumenauense José Machado. O psicanalista é acusado de abusar sexualmente de uma paciente.

As denúncias foram registradas em 2019, quando a jovem tentou cometer suicídio e acabou sendo hospitalizada. Durante a internação, acabou narrando o tratamento com o “dr Jota”, como ele é conhecido.

Nas sessões, ele usaria de hipnose para abusar da vítima. Ele também teria ministrado medicamentos psiquiátricos a ela, conduta vetada para psicólogos. José Machado também é conhecido por ser palestrante e autor.

“Valendo-se da confiança e do vínculo, construídos na relação terapêutica, ele abusou sexualmente, cometeu violência psicológica, expôs e explorou o trabalho de uma pessoa que buscou seu suporte diante de um quadro de sofrimento psíquico. Além disso, fez prescrição de medicação para ela, não tendo formação para isso. Seus abusos e negligência concorreram, sem dúvidas, para que a [vítima] realizasse tentativas de suicídio, o que demonstra a gravidade dos fatos”, registrou a decisão da conselheira relatora Clarissa Paranhos Guedes.

“Mesmo depois das denúncias e condenação junto ao CRP-SC ele manteve consultório aberto e convenceu clientes a lhe defender nas audiências. O Conselho Regional de Psicologia demorou demais para concluir o procedimento”, relata a advogada da vítima, Rosane Martins.

Além da denúncia no Conselho, ela também registrou o caso na esfera criminal e civil, para que a jovem receba reparação dos danos morais. A defensora pede que, caso José Machado continue a atender, a conduta seja denunciada.

Leia também:

1. Vítima de acidente com carreta na BR-470 era corretor de imóveis em Blumenau
2. VÍDEO – Sargento Junkes e Banda Cavalinho se reúnem para boas risadas e muita música
3. Mulher será indenizada após funerária cortar cabelo da filha para o velório no Vale do Itajaí
4. Policiais salvam criança de um ano que estava inconsciente em Gaspar
5. VÍDEO – Vítima de assalto em Blumenau, ex-jogador do Fluminense conta como bandidos invadiram sua casa


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo