Quais são as empresas de Blumenau que aparecem em lista do Procon para evitar compras

11 sites de Santa Catarina estão na lista

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) listou 78 sites que devem ser evitados para compras online. Na lista do Procon, são de Blumenau, das empresas Legging Brasil e Brasil Têxtil. Há também um site de Gaspar que aparece na lista, da Viva Decorações Têxtil. As três empresas aparecem como ativas.

Os nomes fazem parte da seção Evite esses Sites, feita após procedimentos internos que envolvem a pesquisa e a tentativa de contato com as empresas reclamadas. Dos 78 sites, 13 ainda estão no ar.

Empresas de SC na lista do Procon

De Santa Catarina há 11 empresas na lista do Procon, sendo cinco da capital do estado. Confira as empresas da região:

1. Legging Brasil (leggingbrasil.com.br) – Blumenau
2. Brasil Têxtil (leggingbrasil.com.br) – Blumenau
3. Viva Decorações Têxtil (vivadecor.com.br) – Gaspar
4. Feme BR (feme.com.br) – Navegantes
5. Del Negócios Digitais (flystorebrasil.com.br) – Florianópolis
6. We Hub Negócios (123multiofertas.com.br) e (123multiofertas.net) – Florianópolis
7. Agoge Intermediação de Negócios (lojacondi.com) – Florianópolis
8. Fast Net Negócios Digitais (lojavitesse.com) – Florianópolis
9. Peixe Urbano Website (peixeurbano.com.br) – Florianópolis
10. Ezfix Importação e Comércio (premierexclusive.com.br) – Joinville
11.
Santo Lar Móveis e Eletro (santolarmoveis.com.br) – Itajaí

Clique aqui para ler a lista completa

Sobre a lista do Procon

A lista é composta por empresas que já tenham reclamações contra elas e se enquadrem nas condições de não responderem às notificações ou não resolverem os problemas dos consumidores. Quando essas situações são verificadas, o Procon-SP busca o CNPJ da empresa e faz várias tentativas de contato, por e-mail, telefone e outro canal que seja possível identificar. Só então o site passa a compor a seção.

Relembre o caso da Legging Brasil

Em novembro de 2022, a reportagem do jornal O Município Blumenau fez uma matéria sobre os problemas envolvendo a Legging Brasil. Na época, a empresa tinha mais de 18 mil reclamações envolvendo compras que nunca foram enviadas, falta de retorno e impossibilidade de reembolso.

A Legging Brasil é localizada no bairro Passo Manso e afirma produzir cada peça 100% internamente. Em suas publicidades, a marca afirmava estar preocupada em atender os clientes de forma rápida e ágil para garantir a satisfação.

No entanto, a nota da empresa no site Reclame Aqui era de 4,4/10. No Instagram, todas as publicações tiveram restrição de comentários. Entretanto, no Facebook, não faltaram críticas à empresa.

Leia a reportagem completa: Problemas na entrega fazem marca de Blumenau acumular mais de 18 mil reclamações em todo o Brasil

Orientações para compras on-line

O Procon-SP orienta que, antes de comprar, o consumidor verifique se o perfil ou o site possui reclamações. Um dos sinais de alerta é observar se a plataforma tem comentários de outros consumidores. Caso não tenha, é importante desconfiar. Preços baixos demais também podem ser uma armadilha. Outra dica é dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.

Também é importante ficar atento à forma como se chega ao fornecedor. Nesse sentido, o consumidor não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta.

Para fazer o pagamento com segurança, é fundamental conferir sempre os dados da empresa em boletos e a titularidade de contas para depósito, entre outras informações.


Veja agora mesmo!

O carro do rollmops invade o bar da Zenaide para contar histórias e explicar como surgiu o projeto:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo