Quase 10 mil medicamentos foram doados pela Farmácia Solidária de Blumenau em 2022

Trabalho é feito desde 2009

Criada para colaborar com a saúde pública e ajudar a população, a Farmácia Solidária, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), realiza a distribuição gratuita de medicamentos doados por laboratórios, clínicas, médicos e usuários.  Segundo o levantamento, em 2022, quase 10 mil medicamentos foram doados.

Em atividade há mais de 10 anos em Blumenau, o espaço, que fica localizado no andar térreo do Centro de Saúde Rosania Machado Pereira, em frente à Policlínica, na Rua Dois de Setembro, no bairro Itoupava Norte, e desde 2009 já doou mais de 160 mil medicamentos.

Farmácia Solidária 

A Farmácia Solidária pode ser acessado por usuários do SUS e pessoas com convênios, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. São mais de mil produtos cadastrados, incluindo os remédios de uso contínuo e antibióticos.

Qualquer pessoa, com uma receita médica válida, pode procurar a medicação na farmácia. Se o remédio estiver disponível, irá recebê-lo na hora. A Farmácia Solidária não entrega medicamentos psicotrópicos, aqueles com substâncias químicas que agem principalmente no sistema nervoso central, e medicamentos padronizados, ou seja, aqueles já distribuídos pelo SUS.

Além da distribuição gratuita dos medicamentos, a Farmácia Solidária também mantém uma campanha permanente para coleta e descarte de remédios vencidos ou em desuso, encaminhando o material arrecadado para ser descartado corretamente, por meio de uma empresa especializada, contratada pela Prefeitura de Blumenau.

A coordenadora da Farmácia Solidária de Blumenau, Claudia Antunes, explica que os próprios funcionários da Farmácia Solidária vão até os doadores para coletar os medicamentos.

“Por questões de segurança e controle, apenas servidores da Farmácia, devidamente autorizados pela Semus, realizam as coletas, munidos de identificação funcional e um termo que deve ser assinado pelo doador. Chegando à unidade, os remédios passam por uma triagem, que é realizada por um farmacêutico, com o objetivo de garantir que os medicamentos doados tenham qualidade”, finaliza.

Leia também:

1. Comandante da PM de Gaspar que morreu em acidente na BR-101 já trabalhou em Blumenau
2. GALERIA – Serra catarinense registra primeira geada de 2023 em pleno verão
3. Prazo para renovar CNH volta a ser de 30 dias
4. Carro capota após acidente na Alameda Rio Branco, em Blumenau
5. Oito apostas de Blumenau acertam quadra na Mega-Sena

– Assista agora:
Cao Hering: livro de crônicas de Blumenau e carreira

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo