Quem são as pontes de Blumenau com o governador eleito Carlos Moisés
Surpresa da eleição desbancou representantes da tradição política local
A vitória do governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL), com amplo apoio dos blumenauenses, balançou o cenário político da cidade. Representantes da tradição política local, João Paulo Kleinübing (DEM), Napoleão Bernardes (PSDB) e Décio Lima (PT) foram engolidos pelo desejo de mudança. Com isso, as relações de Blumenau com o poder estadual, em Florianópolis, também mudam.
O novo cenário político traz dúvidas sobre o tratamento a ser dado às prioridades locais. E sobre quem serão as pontes das lideranças locais com o novo ocupante do Palácio da Agronômica.
Durante a campanha eleitoral, Moisés teve pelo menos quatro pontos de apoio importantes em Blumenau, e que agora surgem como possíveis caminhos para aproximar a cidade do novo governador.
O deputado estadual eleito Ricardo Alba (PSL) é o nome mais óbvio. Campeão de votos em Santa Catarina, ele será mensageiro natural dos pleitos da cidade na Assembleia Legislativa e junto às secretarias estaduais. O policial civil e agora suplente de deputado federal Rui Godinho (PSL), que tem chances reais de assumir uma cadeira em Brasília, surge como outro provável interlocutor da região.
Empresário e policial entre apoiadores
Além dos políticos do PSL que disputaram a eleição, ao menos dois apoiadores ganharam destaque na campanha de Moisés: o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jefferson Schmidt, e o empresário Otto Guilherme Vieira, proprietário da Otto Caça e Pesca.
Na opinião do empresário, com um governador politicamente alinhado ao chefe do executivo e com a massiva votação feita em Blumenau, os pleitos da região não poderão ficar de lado. Porém, entre os que trabalharam na campanha e têm contato direto com Moisés, é unânime a opinião de que a gestão PSL não priorizará nenhuma região em detrimento de outra:
“A gente não pode se utilizar desse negócio de representante pra um só município porque isso faz parte da velha política, acho que todos os municípios serão muito bem atendidos”, acredita Vieira.
Para Jefferson Schmidt, Ricardo Alba é que terá a missão, como deputado estadual, de chamar a atenção do governador para Blumenau. Na área da segurança pública, ele elenca como necessidades uma nova sede para o batalhão da PM e a reposição do efetivo policial.
Alba afirma que buscará essa representatividade não só para a cidade, como para o Vale do Itajaí. Pretende pleitear recursos para concluir a duplicação da BR-470 e do prolongamento da Via Expressa (SC-108).
Alba terá a companhia de outros dois deputados de Blumenau na Assembleia Legislativa: Ismael Santos (PSD) e Ivan Naatz (PV).