Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Após dois anos congelados, reajustes da tarifa de água podem chegar a 30% em Santa Catarina

Fatura chegando
Durante os dois anos de pandemia a maioria dos serviços municipais de água e esgoto (Samaes) congelou a tarifa. A fatura está chegando agora para milhares de consumidores catarinenses. Os pareceres técnicos emitidos pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), órgão regulador do sistema de serviços e das respectivas tarifas praticadas pela autarquia, está recomendando reajustes acima de 30%.

Sátira
É de R$ 50 mil o valor da indenização que a advogada Saíle Barbosa Barreto vai ter que pagar ao juiz da comarca de São José, Rafael Rabaldo Bottan, que concluiu ser ele o personagem Floribaldo Mussolini no livro “Causos da Comarca de São Barnabé”, de ficção, lançado por ela no ano passado. Em toda obra não consta o nome do magistrado, que queria indenização de R$ 100 mil. Saíle vai recorrer ao TJ-SC. Se a moda pega…

Direcionamento
De causar náusea alguns dados do Fundo Nacional de Saúde sobre a distribuição de ambulâncias pelo Ministério da Saúde no ano passado. Por influência direta do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, seu Estado, o Piauí, foi contemplado com o maior número delas, 123. SC recebeu 14. O Acre nenhuma, o Amazonas 3, o Amapá 2 e o Rio de Janeiro 6.

Peso do MDB
A convenção nacional do MDB, entre 20 deste mês e 5 de agosto, que irá decidir se a senadora Simone Tebet será ou não candidata a presidente, dependerá dos convencionais dos 27 Estados. E cada um tem seu peso. O de SC não é nada desprezível: tem 31 dos 417 votos, número só superado por São Paulo (35), Rio Grande do Sul (44) e Minas Gerais (36).

Estrela
O pré-candidato ao Senado Raimundo Colombo, terá tratamento especial nos espaços da propaganda partidária do PSD nacional a serem veiculados em SC a partir do dia 12. O ex-governador gravou os quatro programas com 30 segundos cada um, a convite do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Em um deles afirma que nunca uma eleição foi tão importante para o país, principalmente para o Senado e a Câmara Federal.

Transição
A UFSC formou uma comissão para a transição de sua atual administração para a eleita recentemente. O reitor eleito, Irineu Manoel de Souza, que aguarda a nomeação por Bolsonaro, que nada sinalizou ainda, precisa de um tempo para ler as 562 páginas em que estão detalhadas as principais atribuições que tem pela frente. A posse está marcada para 5 de julho.

Flexibilização
Para horror do Ministério Público do Trabalho, o deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC) tem projeto de sua autoria quase pronto para votação em plenário que flexibiliza regra sobre a contratação de empregados eventuais por segurados especiais, que são basicamente os pequenos produtores rurais, pescadores artesanais e extrativistas vegetais, que trabalham individualmente ou em regime de economia familiar. Pelo projeto, uma família poderá utilizar-se de empregados contratados por prazo determinado, em períodos corridos ou intercalados ou, ainda, por horas de trabalho. A lei atual cria imensos obstáculos para pequenos produtores e, como sempre, no final das contas, reduzindo seus lucros e encarecendo o que produzem para o consumidor.

Favorito
O advogado Gilberto Lopes Teixeira vem despontando como favorito para formação da lista sêxtupla destinada a indicar um representante da advocacia de SC ao cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC) pelo quinto constitucional. A votação entre todos os advogados do Estado ocorrerá dia 13, de forma virtual. Na votação do Conselho Pleno da OAB-SC, em 27 de maio, ele foi o mais votado entre 16 candidatos. Professor universitário, advogado trabalhista há 20 anos e ex-presidente do Iasc e do Colégio de Presidentes dos Instituto dos Advogados, recebeu 50 indicações na votação do Conselho da OAB que definiu os 12 finalistas.

Náutica
Com a certeza de boas vendas para quem mora ou gravita no poder central do país, o estaleiro catarinense Fibrafort vai comparecer no Internacional Bombarco Show, junto ao Lago Paranoá, de 9 a 12 deste mês, com o que tem de melhor: o F420 Gran Coupé, um iate de 12 metros de comprimento, 44 pés e capacidade para até 14 pessoas. Também mostrará os modelos Focker 188 Joy e Focker 388 Gran Turismo, a embarcação mais premiada do mercado náutico.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo