Uma das figuras mais carismáticas da história do Oktoberfest Blumenau foi o músico e maestro austríaco Siegfried Hipfl, conhecido em Blumenau como “Maestro Zigui”, que na verdade, seu apelido correto era Siggi, como escrito na Alemanha e na Áustria.
Siegfried Hipfl, embora residisse na Alemanha, nasceu em 23 de dezembro de 1939 na Áustria. Siggi trabalhava na Alemanha, como Inspetor de Segurança.
Veio a Blumenau, pela primeira vez, para tocar na 2° edição do Oktoberfest Blumenau, em 1985 – junto com a sua Kapelle Götz Buam, fundada em 1982 – na cidade de Jagsthausen, onde residia. A primeira apresentação da banda aconteceu em um barco escola de mergulho Juist em Neustadt Holstein com a formação contendo 9 músicos.
A partir desse momento, a Kapelle continuou a crescer. Além das apresentações no Brasil, a partir de 1985, também se apresentou nos Estados Unidos, na França e Itália, sempre sob a regência de seu fundador, o alegre e carismático.
Quem foi responsável por trazer a banda pela primeira vez ao Oktoberfest Blumenau foi a rádio alemã Deutsche Welle, através de seu diretor Werner Bader. Esta aproximação da rádio alemã com Blumenau tinha relação com a história pessoal do comunicador e radialista blumenauense Henry Fred Ullrich (*04/02/1950 – + 17/05/2021) que trabalhou na DW (1972), na Alemanha, e tinha laços de amizade com o Secretário de Turismo Antônio Pedro Nunes.
Ullrich contribuiu muito para as realizações das primeiras edições do Oktoberfest Blumenau e também, para a vinda das duas primeiras bandas alemãs a Blumenau e para a festa. Há uma entrevista de Ullrich, na qual ele menciona a Götz Buam, que ao lado da banda do Maestro Helmut Högl, foram as duas primeiras bandas contratadas do Oktoberfest Blumenau. Fred Ullrich participou diretamente dos contratos das duas.
O recorte de jornal que explica o momento e todo seu significado, a partir do plantio de rosas.
O maestro Siggi comentava que as primeiras apresentações da Kapelle Götz Buam no Oktoberfest Blumenau foram inesquecíveis e para o público da grande festa, também. Siggi afirmou, em uma reportagem do Jornal de Santa Catarina, que nunca tinham visto tamanha sinergia na Alemanha. Achamos muito interessante que o maestro Siggi era austríaco, vivia em Unterfranken (Baixa Francônia) e tocava música do Südbayern – do Sul da Bavária. Coisa desta região multicultural e que muitos brasileiros desconhecem, achando que “alemão é tudo igual”.
Götz Buam se apresentou no Brasil mais de vinte vezes. A última vez que o vimos foi no Oktoberfest Blumenau 2006.
Foi a banda do maestro Siggi que institucionalizou o grito de Guerra “Ein Prosit”, durante os brindes feitos a chope no Oktoberfest Blumenau. Também seus músicos e o próprio maestro, chamavam a atenção do público, quando deixavam o palco e se apresentavam sobre as mesas de madeira, de maneira descontraída e alegre.
Surpreendiam os brasileiros que não estavam habituados com a prática, muito comum nas festas sob lona que acontecem no Sul da Alemanha durante os meses entre maio e outubro, onde não somente os músicos usam as mesas e bancos para tocar, cantar e dançar, mas também, são usados pelas pessoas que frequentam a festa de além de dançar, usam como caminhos de deslocamentos, pois os espaços são limitados.
O maestro Siggi fez muitos amigos na região de Blumenau e a banda foi uma das mais requisitadas nos pavilhões do Oktoberfest Blumenau. Na última vez que esteve em Blumenau, o vimos interagir com as crianças que levavam as placas de identificação da banda, durante o desfile oficial da festa – fazendo uma pequena doação em dinheiro para a pequena que levaria a placa do Götz Buam, de maneira muito discreta. Presenciamos isto. Deu a menina, R$ 5,00 de gorjeta.
“Ao relembrar a sua primeira aparição em Blumenau, Siggi Hipfl sorri: ‘Pensei que fosse Elvis Presley. Foi assim que nos festejaram.’ Os brasileiros, Hipfl e Fischer concordam, são diferentes. As pessoas lá estão incrivelmente entusiasmadas. Eles não precisavam do álcool para estar de bom humor. Assim que a banda toca, eles balançam os pés, dançam. Os velhos também.” Von Heike Kinkopf – 2006.
“Dezoito homens representam a música de metais feita à mão – eles podem tocar até 120 canções em uma noite. Eles tocam no palco de acordo com as notas e depois ficam nas mesas do corredor.” Von Heike Kinkopf.
Mensagem na capa do LP, disponibilizados no Oktoberfest Blumenau de 1986. Percebemos que este texto foi feito por alguém de Blumenau e a história presente nele, destoa daquela colocada nos registros dos jornais de Blumenau e também em publicações na Alemanha. Mas vale o registro. A capa do LP – frente e verso foi digitalizada pela blumenauense Elaine Grassmueck, dona da preciosidade e que gentilmente nos disponibilizou.
“A cidade de Blumenau e sua gente ficou marcada em nossa lembrança. A Kapelle Götz Buam passou agradáveis e inesquecíveis momentos em Blumenau, oportunidade que nos foi dada por dois grandes amigos, Dalto dos Reis – Prefeito de Blumenau e Antônio Pedro Nunes – Secretário de Turismo de Blumenau. Quando nos convidaram para participar da II Oktoberfest ficamos contentes. Sinceramente, tudo foi maravilhoso e fantástico. Adoramos Blumenau e sua gente.
Agora estamos felizes por novamente podermos rever nossos amigos durante o III Oktoberfest, de 3 a 19 de outubro deste ano. e para que vocês não nos esqueçam, gravamos um LP em homenagem a Dalto dos Reis, Antônio Nunes e a todos vocês blumenauenses, nossos amigos. Até breve, Götz Buam.
Siggi Hipfl – Maestro.”
Percebemos que o fundador da Kapelle não estava na imagem do último trabalho e também, nas fotografias dos últimos trabalhos da banda. Desconhecíamos o motivo.
No entanto, recebemos notícias do maestro no final de 2021 e lamentamos Siegfried Hipfl, o “Zigui” para tantos amigos que fez em Blumenau e no Brasil, o maestro Siggi da Kapelle Götz Buam da cidade Francônia de Jagsthausen, partiu em 7 de agosto de 2021, com a idade de 81 anos.
Siegfried Hipfl, sem dúvida alguma foi uma das personalidades que ajudou a construir a história do Oktoberfest Blumenau, e por certo, faz parte desta História.
“O Siggi fez a diferença no Oktberfest Blumenau, servido de modelo, ao se apresentar na festa. Foi um baita professor e líder nisto. Fizemos contato enquanto estava na Secretaria de Turismo, para homenagear ele. Convidando ele para participar novamente da Oktoberfest Blumenau. Mas já estava debilitado de saúde, infelizmente.” Ricardo Stodieck. Ex Secretário de Turismo de Blumenau e Ex Diretor da Secretaria de Turismo (da gestão de Antônio Pedro Nunes – idealizador do Oktoberfest Blumenau e organizador das primeiras Oktoberfest’s).
“Em 1986 e 1987, fizemos muitos passeios juntos, pra praia, Vila Itoupava, Pomerode, Brusque e sempre levávamos os instrumentos juntos. Onde chegávamos, tocávamos juntos…Götz Buam e Nüsslberg Buam”. Allois Hoffmann – Músico que chegou em Blumenau com a banda Nüsslberg Buam.
“Ich war dabei. Mit 16 Jahren das erste mal in Blumenau. Es war eine schöne Zeit und hat mich fürs Leben geprägt. Mit dem Hipfel war es immer etwas besonderes Musik zu spielen und ich denke gerne an die Zeit. Lieber Siggi. Ich behalte dich in meinem Herzen.” Heiko Nied – Músico da Götz Buam na década de 1980.
Tradução: “Eu estava lá. Com 16 anos, pela primeira vez em Blumenau. Foi um grande momento e me formou para a vida. Com o Hipfel, sempre foi muito especial, tocar música e me traz boas lembranças da época. Querido Siggi, sempre mantenho você no meu coração.” Heiko Nied.
“Darauf steht ja noch die Unterschrift meines Vaters Karl…Das freut mich sehr. Die Erinnerungen begleiten mich bis heute. Es war eine wunderschöne Zeit mit vielen herzlichen Begegnungen und besonders großer Gastfreundschaft.” Stefan Herzog
Tradução: “Ainda tem a assinatura do meu pai Karl…Fico muito feliz. As memórias me acompanham até hoje. Foi um tempo maravilhoso com muitos encontros carinhosos e especialmente grande hospitalidade.”Stefan Herzog
Referências
- Von Heike Kinkopf. Blasmusiker fühlt sich wie Elvis. 24. November 2006. Disponível em: https://www.stimme.de/archiv/neckarsulm-neckartal/sonstige-Blasmusiker-fuehlt-sich-wie-Elvis;art1907,908619. Acessado em 19 de agosto de 2021 – 19:24h.
- Die Götz Buam – ein musikalisches Erlebnis der besonderen Art. Disponível em: https://www.goetzbuam.de/. Acesso em: 19 de agosto de 2021 – 18:40h.
- WITTMANN, Angelina. Siegfried Hipfl – Maestro Siggi da Kapelle Götz Buam – Parte da História do Oktoberfest Blumenau. – 19 de agosto de 2021. Disponível em:https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/08/siegfried-hipfl-maestro-siggi-da.html. Acesso em: 13 de setembro de 2022 – 21:18h.
- WITTMANN, Angelina. Ziggi e Ingo – Duas personalidades em Blumenau e um presente trocado – 13 de dezembro de 2021 . Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/12/ziggi-e-ingo-duas-personalidades-em.html . Acesso em: 14 de setembro de 2022 – 11:11h.
Um registro para a História!
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twitter)
Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau” – inspirado nos artigos desta coluna. Aguardem.