Rio Itajaí-Açú alcança 6,74 metros no Centro de Blumenau, mas já começa a baixar

Previsão para este sábado é de que não chova e não há motivo para preocupação

Rio Itajaí-Açú alcança 6,74 metros no Centro de Blumenau, mas já começa a baixar

Previsão para este sábado é de que não chova e não há motivo para preocupação

Redação

Após uma cheia que assustou muitos moradores de Blumenau, o nível rio Itajaí-Açú vem baixando continuamente desde a noite desta sexta-feira, 31. Após atingir 6,74 metros às 22h, as águas marcaram 6,19 metros às 7h deste sábado.

A previsão feita pelo Centro de Operação dos Sistemas de Alerta da Furb, o Ceops, era de que o rio atingisse no máximo 7 metros entre as 22h e meia noite. Com a diminuição de chuvas neste fim de semana, o órgão acredita que a comunidade não precisa se preocupar com novos alagamentos.

Especial O Município Blumenau

As ocorrências atendidas pela Defesa Civil nesta sexta-feira não registraram nenhuma vítima em Blumenau. O nível do rio Itajaí-Açú de diversos municípios da região pode ser acompanhado em tempo real pelo site do Ceops.

Leia também: Chuva derruba poste e provoca queda de muro em Blumenau.

Previsão do tempo

Neste sábado o tempo continua nublado, porém sem previsão de chuva. A temperatura também sobe, apesar da pouca presença do sol. Estes períodos de melhoria podem vir alternados com chuvisco isolado, principalmente no final do dia. A máxima prevista é de 23 °C.

No domingo o tempo volta a ficar mais instável e uma chuva fraca pode cair na cidade, porém sem maiores preocupações sobre o nível do rio. O tempo continua nublado e encoberto e a mínima é de 16 °C.

No início da semana ainda há condição para chuva fraca e isolada, com possibilidade de trovoada no final da tarde. O sol só deve voltar a predominar em Blumenau na terça-feira, quando o dia amanhece frio, porém chega a 24 °C durante a tarde.

Rio do Sul

O nível do rio também caiu significativamente na cidade mais atingida pelas enchentes no Vale do Itajaí. Após atingir 7,55 metros às 12h de sexta, a última medição da água, às 8h deste sábado, marcou 6,36 metros.

A cidade mantém cinco abrigos ativos para o caso de a previsão de melhora não se concretizar.

As duas barragens do Alto Vale do Itajaí mantiveram todas as comportas fechadas. A de Ituporanga está com 51% da ocupação cheia, e a de Taió com 46%. A barragem de José Boiteux, o principal sistema de contenção de chuvas da região, está fora de operação.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo