Saiba em que passo está projeto para municipalização do Sesi em Blumenau
Negociação entre as duas partes avançou nas últimas semanas
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) deve responder nos próximos dias se aceita ou não a venda do Sesi para a Prefeitura de Blumenau. Ao menos essa é a expectativa do executivo municipal que durante os últimos meses negociou as propostas junto a diretoria da entidade.
Em novembro, por exemplo, o jornal O Município Blumenau informou que a prefeitura estava aguardando a conclusão de um vistoria em todo o complexo para encaminhar uma contraproposta ao que foi oferecido pela Fiesc na época. Essa avaliação foi importante para o município entender e mostrar a entidade os investimentos que precisariam ser feitos além da indenização financeira da “compra” da estrutura.
Os valores dessa negociação ainda não foram divulgados pelo município, porém, de acordo com o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, a expectativa é que o negócio seja concluído e com final feliz para a cidade.
“Trabalhei seis meses discutindo semanalmente com a Fiesc. Espero mesmo que seja efetivado, torço para que isso aconteça, não só pelo lado esportivo, mas também pela importância turística, de eventos. Será um grande braço pro turismo municipal”, destacou Greuel.
Desde o início das negociações, a prefeitura esteve presente dentro do complexo. O secretário de Turismo, Parcerias e Concessões, Marcelo Greuel, explica que outros estudos já foram feitos na estrutura para chegar aos valores negociados.
“O Sesi é um equipamento pouco utilizado e precisa muito ser recuperado. Precisa fazer muitos investimentos, tem infiltrações, pista e piscinas com alguns problemas de medidas, são várias questões que necessitam de recursos e precisam ser levadas em consideração”, afirmou.
“Não achamos uma casa arrumada. São sérios problemas. Mas também é um importante espaço para cidade. Tem viés turístico, possibilidade de parque aberto, sem falar, claro, no lado esportivo e educacional, que todos conhecemos”, concluiu.
O município, para uma possível compra do Sesi e utilização do espaço, necessitando de manutenções, trabalha com parceiros tanto na iniciativa privada, quanto poder público, com investimentos do governo federal.
A ideia é realizar parcerias público-privadas e também transformar o Complexo do Sesi no Centro de Referência Olímpica no Sul do Brasil.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: