Saiba quais atendimentos do Santa Isabel podem encerrar pelo SUS caso não haja acordo com Prefeitura de Blumenau
Pronto-atendimento pode ser afetado
O Hospital Santa Isabel, de Blumenau, enviou nesta quinta-feira, 29, à Secretaria Municipal de Saúde de Blumenau, um documento que denuncia, junto ao estado, parte da prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O documento relata que, caso não haja um equilíbrio financeiro do contrato, o hospital pode deixar de prestar os serviços de Oncologia, Cardiologia, Neurologia e os serviços de Pronto Atendimento a partir do dia 1º de julho.
O jornal O Município Blumenau publicou com exclusividade as primeiras discussões sobre o convênio e a denúncia do Hospital Santo Isabel. A denúncia parcial foi formalizada nesta quinta-feira, 29, e anunciou a possibilidade de encerrar os serviços no prazo de 120 dias, até o dia 30 de junho.
O hospital, no entanto, relata que mantém o interesse na continuidade dos serviços. “O Hospital Santa Isabel mantém total interesse na continuidade dos serviços que atualmente presta, desde que haja equilíbrio econômico-financeiro no convênio e que permanece comprometido para garantir a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos à comunidade”, conta.
Desequilíbrio econômico
No documento, o Hospital Santa Isabel relata que vem enfrentando um grave desequilíbrio econômico no contrato, inviabilizando a manutenção dos serviços prestados no âmbito do SUS.
É também denunciado que, até o momento, não foi apresentado pelo Município e pelo Estado nenhuma proposta de equilíbrio do contrato. “O que acaba penalizando o HSI e obrigando a substituir a responsabilidade do gestor público”, acrescenta.
O prazo para resposta é de 120 dias. O jornal O Município Blumenau entrou em contato com o Hospital Santa Isabel pedindo por um novo posicionamento, porém até a publicação desta matéria não recebeu retorno.
Pronunciamento do município
Questionado sobre o que impacta esta decisão da Rede Santa Catarina, gestora do Hospital Santa Isabel, ao cidadão blumenauense, o secretário municipal de Saúde, Marcelo Lanzarin, afirma que neste primeiro momento não há o que se preocupar.
“A população não vai deixar de receber este atendimento. Agora, com base nesta formalização do hospital, começam as tratativas para que a comunidade blumenauense não fique desassistida. Se não for este grupo o gestor, que seja outro”.
Os atendimentos por meio do SUS representam boa parte dos pacientes do Hospital Santa Isabel. Blumenau conta com três hospitais conveniados pelo atendimento público – além do Santa Isabel, são o Santo Antônio e o Hospital de Misericórdia, na Vila Itoupava. As unidades são responsáveis pelos tratamentos mais complexos, como internações e cirurgias, além de atender urgências e emergências.
Leia também:
1. Tempo Blumenau: confira se as chuvas irão continuar neste fim de semana
2. Torneio de tênis vai reunir jovens atletas de 36 países em Blumenau
3. BR-470 ficará em sistema pare e siga em Indaial neste fim de semana
4. Prefeito sanciona lei que multa usuários de drogas em locais públicos e atos de apologia em Blumenau
5. Tutores de golden retriever ganham ação contra condomínio de Blumenau que exigia que ele fosse carregado no colo
Veja agora mesmo!
Icônico casarão rosa de Curt Hering foi primeiro de Blumenau a ter banheiro interno: