Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Alimentação plant based, a nova dieta da moda? 

Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Alimentação plant based, a nova dieta da moda? 

Saúde à Mesa

Na realidade não existem “dietas da moda”, e sim estratégias novas que vão sendo descobertas e colocadas em evidencia, por conta de profissionais testando os efeitos dela. A alimentação plant based, de nova não tem nada. É um padrão alimentar extremamente usado pelas culturas mais antigas do mundo, e nada mais é do que uma alimentação a base de plantas.

A plant based tem um padrão vegetariano, mas com uma diferença, essa alimentação prioriza alimentos na sua forma integral. O mais próximo possível que você puder ter de alimentos na sua forma original, encontrada na natureza, melhor. Em vez de trigo branco, o integral, em vez de arroz branco, o integral, em vez de conservas, os legumes cozidos em casa, em vez de industrializados, alimentos que você mesmo preparou.

Basicamente então temos uma alimentação vegetariana, saudável. Da forma mais limpa possível. Ela não necessariamente exclui 100% de derivados animais, mas sim na medida do possível. O ideal é que no mínimo 90% da alimentação seja de origem vegetal.

Você deve estar se perguntando então qual a novidade dessa dieta, se é algo tão amplamente falado como alimentação saudável. Acontece que muitos pesquisadores estão adotando esse padrão alimentar em pesquisas, para descobrir o efeito que essa alimentação tem na cura e prevenção de doenças crônicas. E adivinhe, ela tem um efeito incrível na saúde de quem a adota.

Diminuição de colesterol e triglicerídeos, ajudando assim a prevenir (e tratar) doenças cardíacas, diabetes, síndrome metabólica, doenças cerebrais degenerativas, doenças pulmonares e até mesmo câncer. Sim, os alimentos tem esse poder todo. Afinal de contas, todas essas doenças tem na sua maioria dos casos uma origem na alimentação e/ou hábitos de vida. Então qual a melhor maneira de tratar, se não indo na causa do problema?

Você já deve ter ouvido que o nosso corpo é uma máquina incrível né? E ele é mesmo. Ele tem uma capacidade absurda de se recuperar, e de querer que tudo funcione como deve. Se você todos os dias está causando mal para o seu corpo e sua saúde através de alimentos, ele vai estar o tempo inteiro apagando o fogo. Sobre pouco para que ele possa te dar uma boa “qualidade e vida” se você não fornece os nutrientes para isso.

Experimente ficar 1 mês com uma alimentação saudável, com um padrão Plant Based. Elimine o máximo que conseguir de derivados animais, e aumente consideravelmente o seu consumo de frutas e verduras, e grãos. Você vai literalmente ter uma nova saúde ao final desse mês, você vai sentir e ver o seu corpo se curando. Nunca é tarde para mudar os seus hábitos, mas quanto antes você começar, melhor.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320
Whats: 47 991410032
Instagram: @nutrivanessaveg

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo