Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Como lidar com a vontade de comer doces na TPM?

Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Como lidar com a vontade de comer doces na TPM?

Saúde à Mesa

Não mulher, você não é um extraterrestre por querer comer uma barra de chocolate quando está no período de TPM. Acredite, esse é um efeito normal devido a uma alteração hormonal e nutricional que acontece durante essa fase do ciclo menstrual. Agora, só porque é normal, não significa que você precise ou deva comer uma barra inteira de chocolate de uma só vez.

A quantidade de dias em um ciclo menstrual é diferente para cada mulher, mas todas nós temos 3 ciclos bem definidos. A fase folicular, que segue o término da menstruação e tem duração de até uma semana, e é onde sentimos maior disposição e energia, melhora do humor e resiliência ao estresse. Depois temos a fase ovulatória, que dura cerca de 3 a 4 dias, e é onde acontece um aumento da libido. Por último acontece a fase lútea, que é na verdade dividida em inicial e tardia, e cada uma dura cerca de 1 semana. Sendo que já na lútea inicial podemos começar com sintomas fracos de TPM, mas é na tardia que eles ficam mais intensos.

Nesses sintomas podemos contar: maior fome ou vontade de doces, insônia, estresse ou ansiedade, irritação, maior sensibilidade, dores nos seios, além de outras dores musculares ou articulares, dor de cabeça, constipação, inchaço, entre outros. Isso acontece pois temos uma enorme alteração hormonal em cada uma das fases do ciclo, sendo esse o motivo que o nosso humor muda tanto ao longo do mês, e ao longo de uma mesma semana.

Junto com a alteração hormonal, temos também variação e diminuição de vários nutrientes. Entre os principais, estão a vitamina D, cálcio, magnésio e vitamina B6. Todos eles envolvidos de alguma forma na produção e liberação de serotonina, dopamina e noradrenalina. Neurotransmissores que tem a função de nos deixar “de bem com a vida”.

Algo muito interessante é que a insulina, o hormônio responsável pelo controle da sua glicemia, está envolvido também nessa produção de neurotransmissores. Sendo assim, na baixa dessa produção o seu organismo irá enviar uma mensagem para você consumir algum tipo de carboidrato, para que dessa forma você consiga liberar mais insulina em uma tentativa de produzir mais serotonina.

Porém, o consumo de carboidrato não é a única forma e mais inteligente de produzir serotonina. Isso por que o consumo exagerado de açúcar irá desestabilizar ainda mais a produção hormonal, que já está diferente nesse período. A melhor coisa que você pode fazer, é melhorar de forma geral a sua alimentação antes da TPM. Pensa comigo, se o problema é a falta de nutrientes, então se aumentarmos o consumo deles, o impacto pro organismo é bem menor na fase lútea tardia.

Procure consumir principalmente alimentos ricos em magnésio e vitamina B6. Abuse das frutas e verduras, e alimentos integrais. Além disso, não esqueça da sua dose diária de sol, ou então a suplementação de vitamina D, caso o sol seja difícil pra você. Praticar exercícios físicos também pode ajudar bastante durante a TPM. Se hidrate bastante para evitar retenção de líquidos, e fique longe de formas desnecessárias de se estressar.

Mas acho importante apontar, não há nada de errado em comer um chocolate viu? Inclusive chocolates amargos são boas fontes de triptofano e magnésio. Só não vai comer a barra inteira.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320

Insta: @nutrivanessaveg
Whats: 47 991410032


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo