Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Como melhorar a distensão abdominal? 

Existe algo muito comum e que você com certeza já experimentou pelo menos uma vez na vida, e que muitas pessoas convivem diariamente e acreditam ser normal ou parte da vida. Mas não é. Não é normal sentir nenhum tipo de desconforto após as refeições, seja 10 minutos ou 5 horas depois, e não é normal não fazer nada para melhorar.

A distensão abdominal, que é aquela sensação de estufamento, pode ter várias causas. Mastigação muito rápida, quantidade de comida exagerada, má digestão dos alimentos, transição intestinal desregulado e lento, produção excessiva de gases e muitas outras coisas. Vamos falar dessas principais aqui hoje.

Pode ser uma novidade para você, ou não, mas a mastigação é a primeira etapa da digestão. Se essa primeira etapa não é bem feita, vai atrapalhar todo o processo restante. Alimentos que não são bem mastigados, chegam em pedaços maiores no estômago (o qual as vezes vai precisar até liberar mais ácido clorídrico para tentar quebrar esse alimento) e que por sua vez chegam maiores no intestino, o qual não consegue absorver bem os nutrientes presentes ali.

Esse mesmo produto final de alimento que ficou em maiores pedaços no intestino, vai ser fermentado pelas bactérias que ali vivem, e isso resulta em produção aumentada de gases e maior distensão abdominal. Ou seja, tudo seria resolvido se você gastasse 10 minutos a mais pra mastigar bem a sua refeição.

Outra questão importante é a quantidade de comida que você consome. O estômago é um órgão bem elástico, ele aumenta de tamanho para comportar quantidades maiores de comida, mas isso tem um preço. O estômago fica em um espaço protegido pelas costelas, assim como outros órgãos, e por isso tem um espaço limitado para crescer.

Quando comemos muito e expandimos esse músculo ao seu limite, isso vai nos gerar incômodo (é realmente desconfortável) e a sua barriga aumenta de tamanho. Isso também pode ser o que você chama de distensão abdominal. Geralmente dura enquanto a digestão acontece e depois passa, mas caso você coma em excesso com frequência, a situação também acontece com frequência.

Se você come alimentos muito gordurosos, com muita proteína animal, ou muito calóricos, isso vai interferir na capacidade do seu organismo de digerir aqueles alimentos. Que pode ser prejudicado desde a quantidade de alimento consumido, até necessitar de maior produção de ácido clorídrico, maior liberação de ácido biliar e até mesmo dificuldade física do seu organismo de quebrar aquelas moléculas e absorver nutrientes.

Vou te dar aqui algumas dicas práticas e fáceis para você fazer hoje mesmo e notar melhora da distensão: mastigue devagar (descanse os talheres na mesa entre uma garfada e outra), evite beber líquidos junto das refeições, não coma até se sentir estufado (regule melhor a quantidade de alimentos que está ingerindo), diminua consumo de açúcar e proteínas animais, aumente consumo de fibras (de frutas e verduras, mas também de alimentos integrais e cereais), tome um chá digestivo após a refeição (hortelã por exemplo) e claro, pare de achar que ter distensão é normal, e procure um médico e/ou nutricionista.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320

Whats: 47 991410032
Instagram: @nutrivanessaveg

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo