Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Entenda porque você precisa comer fibras e quais alimentos contém

Nutricionista explica a importância

Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Entenda porque você precisa comer fibras e quais alimentos contém

Nutricionista explica a importância

Saúde à Mesa

Uma das recomendações do nosso guia alimentar e de qualquer guia alimentar do mundo, é incluir na alimentação do dia a dia, uma porção generosa de fibras. Cerca de 30g a 40g por dia são suficientes. Mas você sabe qual a importância dessa recomendação? Será que é só pra regular o intestino? Sim e não.

Consumir fibras é a principal forma de regular o seu intestino, além de manter uma alimentação saudável. As fibras absorvem água, aumentando o tamanho do bolo fecal e acelerando o trânsito intestinal.

Mas elas fazem muito mais do que isso, alimentando as bactérias boas do intestino e fazendo a saúde como um todo melhorar. Lá no intestino grosso, temos bilhões de bactérias boas e algumas ruins também, e é algo tão complexo que chamamos de microbiota intestinal. É essa microbiota que nos proporciona absorção de todos os nutrientes que ingerimos com a comida, fazendo assim com que o nosso corpo tenha acesso a tudo que ele precise para sobreviver. Incrível né?

É ali nesse órgão também que acontece o início da formação de diversos neurotransmissores e hormônios relacionados com a nossa sensação de bem-estar, felicidade, prazer, e tudo que nos faz ficar “zen”. Por esse motivo pessoas que não tem uma boa alimentação ou saúde intestinal, são mais propensas a desenvolver depressão, ansiedade, doenças neurodegenerativas, insônia e outros.

Assim fibras que consumimos dos alimentos (integrais, frutas, verduras, leguminosas) servem de alimento para as bactérias boas, alimentos refinados e industrializados servirão de comida para as bactérias ruins, que tem o efeito contrário das benéficas. Essas bactérias ruins fermentam mais os alimentos, produzindo gases e dor abdominal, facilitando o acúmulo de gordura e dificultando a formação dos hormônios do sono e bem-estar.

Então já sabe né, daqui pra frente comece a adicionar mais fibras no seu consumo alimentar pra que toda a saúde funcione melhor. E lembre-se, sempre que aumentar fibra na alimentação, precisa aumentar consumo de água também, senão toda essa fibra vai ficar sem lubrificação no intestino e você terá dificuldade em ir ao banheiro.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320

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