Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Existem alimentos que ajudam a controlar o peso?

Nutricionista afirma que assunto é mais complicado do que parece

Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Existem alimentos que ajudam a controlar o peso?

Nutricionista afirma que assunto é mais complicado do que parece

Saúde à Mesa

Normalmente vemos esse título em manchetes de revistas que tentam vender dietas milagrosas, e queremos muito acreditar e comprar a ideia de que um ou dois alimentos isoladamente vão nos ajudar a manter o peso. Não quero te desanimar, pois existem sim grupos de alimentos mais benéficos, mas a história real não é bem essa que te venderam todos esses anos.

Após você ter passado por um processo de emagrecimento, e espero que saudável, é interessante fazer a manutenção desse novo peso adquirido. Afinal você não vai querer ganhar os quilinhos de volta. E essa manutenção é feita através de uma alimentação saudável e balanceada. Não adianta você fazer aquela dieta linda, perder 10 quilos e depois voltar a alimentação que tinha antes. Concorda que não faz sentido?

E é nisso que algumas pessoas se perdem ainda. Então quer dizer que nunca mais vou poder comer um pedaço de pizza? Não, até porque quando você entende o conceito de uma alimentação saudável, vai ver que cabe sim a pizza e o chocolate que você tanto gosta.

O que estou dizendo é que a base da sua alimentação daqui pra frente deve ser saudável. Pense em 80% da dieta composta de carboidratos saudáveis; grãos integrais; legumes; verduras e frutas, e os outro 20% de alimentos que você gosta e talvez não sejam assim tão saudáveis. Essa regra de 80/20 vale para o peso e quantidade dos alimentos também, e não só variedade.

Agora retornando para o título, existem sim alimentos que ajudam mais do que outros nessa manutenção do peso. Sabe qual o grande segredo para ter sucesso com uma dieta? Não passar fome. Para isso você precisa ter na sua alimentação do dia a dia, alimentos integrais e ricos em fibras, pois são eles que ajudam a regular a sua fome e saciedade.

Se você nunca chega a ficar morrendo de fome, menores as chances são de que você vai chegar em casa à noite e atacar a geladeira. Além de que esses alimentos são ricos em nutrientes e ajudam ainda a regular seu intestino.

Meu conselho é que você não acredite em tudo que lê nessas revistas e blogs de dietas, todos vão tentar te vender uma ideia de que existe milagre para emagrecer. O milagre é na verdade o quanto uma alimentação realmente saudável vai mudar a sua vida, fazer você se sentir mais disposto, com menos dores, com a pele melhor, mais nutrido e quem sabe além disso tudo ainda perder uns quilinhos. Nada mal hein?

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo