Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

O açúcar é bom ou necessário na alimentação?

Nutricionista explica vantagens e importância do consumo consciente de açúcar e carboidratos

Esse assunto sempre vem acompanhado de muita polêmica e opiniões divergentes. Açúcar é bom? É necessário? Qual tipo de açúcar é melhor? Além dessas, muitas outras questões são levantadas quando o tema é trazido à mesa e pretendo esclarecer todas para vocês.

Primeiro, você sabe o que é o açúcar? Em sua definição o açúcar é um elemento extremamente abundante na natureza, composto principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, daí vem o seu nome mais comum: carboidratos ou hidratos de carbono. Os carboidratos então nada mais são do que açúcar, e podem receber diversos nomes como, glicose, glucose, amido, frutose, maltose e outros, que dependem de suas ligações químicas. Mas isso a gente deixa pra outro dia.

Apesar de diversos nomes diferentes, todos eles possuem funções e efeitos no organismo muito similares. Sua principal função é energética, ficando armazenado no fígado e nos músculos, utilizados quando o corpo precisa de energia rápida.

Quando ingeridos através de algum alimento, os carboidratos são digeridos, absorvidos e lançados na corrente sanguínea, e esse processo de forma simplificada estimula a liberação de insulina, que irá captar e armazenar esse carboidrato.

O problema de quando ingerimos frequentemente muito carboidrato de origem simples e refinado (açúcar e alimentos industrializados principalmente) é que fazemos esse processo da insulina acontecer muitas vezes ao dia e em grandes quantidades, afinal quanto mais açúcar, mais insulina necessária.

E com o tempo seu corpo pode desenvolver uma certa resistência a essa insulina e não reconhecer mais o seu trabalho, causando uma hiperglicemia (muita glicose no sangue) e o primeiro estágio para o desenvolvimento do Diabetes tipo 2.

Como evitar então? Uma boa opção seria diminuir o consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcar. Prefira sempre carboidratos “complexos”, que são ricos em fibras, retardam a absorção do açúcar e evitam assim os picos de glicose e insulina.

Batata doce, inhame, aipim, grãos integrais, feijões, arroz integral e outros são exemplos de carboidratos de boa qualidade para introduzir na alimentação. Fazer uma dieta sem nenhum carboidrato é bom? Não, pois como já vimos, esse nutriente é essencial para o funcionamento do organismo fornecendo energia para todos os sistemas.

Além disso, consumir fontes de gorduras, proteínas e fibras na mesma refeição que os carboidratos, ajudam a equilibrar a velocidade de absorção deste. Algo muito importante quando falamos de nutrição, é olhar além de calorias, é olhar para a qualidade do alimento. Deixar de consumir carboidratos não é a opção, mas que tal utilizar substitutos melhores e que te trazem de brinde muitos outros nutrientes. Isso é saúde.

Vanessa Souza
Nutricionista

CRN107320


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo