Por que eu não consigo manter a dieta por muito tempo?
Quando pensamos em melhorar a nossa alimentação, há comumente duas formas distintas de visualizar a cena: ou sendo algo transformador e mágico, ou sendo algo difícil e chato de fazer. E muito se fala sobre dieta não ser algo penoso e chato, e que você pode fazer ser atrativo para conseguir manter a longo prazo. Mas quero falar um pouco mais sobre a primeira visão, de que ao começar uma nova dieta você vai se sentir super renovado e isso vai transformar a sua vida para sempre.
Não me entenda mal, pode acontecer dessa forma. Mas não é a situação mais comum que vejo acontecer. E não se culpe também, eu sei que exige muito mais do que “querer” para seguir uma dieta. Mas por que será que é difícil manter a dieta a longo prazo e a maioria das pessoas não consegue? Existem alguns motivos que aparecem com mais frequência e que vou falar aqui.
Primeiro e mais importante, motivação não dura para sempre. E vejo muitas pessoas contando com ela para começar ou continuar uma mudança. Claro que ter motivação é muito legal, ela te dá uma energia a mais para ir atrás dos seus objetivos. Porém ela dura pouco, cerca de 20 a 30 dias. Justamente o tempo que as pessoas conseguem manter a dieta antes de voltar aos antigos hábitos alimentares. E esse é justamente o primeiro erro, contar apenas com a motivação para alcançar um objetivo.
Segundo erro que vejo acontecer, é querer chegar logo no objetivo. Essa pressa vai fazer você optar por caminhos que não são tão interessantes. Geralmente isso vai te levar a uma dieta super restritiva (aquelas que não pode nada, sabe?), e que você não vai conseguir manter por muito tempo. Por que você vai ficar com fome o tempo todo e não podendo comer nada que gosta. Fuja de estratégias assim. Sim, você emagrece mais rápido, mas vai ganhar o peso perdido todo de novo quando voltar a alimentação que tinha antes, e vai bagunçar bastante o seu metabolismo fazendo isso.
Entenda, qualquer (qualquer mesmo) objetivo ou meta que você tenha na vida vai precisar de repetição de alguma ação, até alcançar o que deseja. Isso se chama constância e disciplina. Com a alimentação é a mesma coisa. Precisa ter constância com os novos hábitos e precisa ter disciplina, para quando ficar chato, você não jogar tudo pro alto e desistir. Eu sei que chocolate é mais gostoso do que uma fruta, e você pode comer os dois, mas se comer mais chocolate provavelmente vai demorar muito mais para alcançar a meta que quer (ou nem chegar nela). Veja o que é mais importante para você.
E sabe como ter essa disciplina? É fácil, basta ter um BOM motivo pelo qual quer alcançar essa meta. Aquele “quero ficar bem pro verão” não serve, desculpa a sinceridade. Não coloque prazo de fim em mudanças de alimentação, e nem prazo de começo. Comece agora, na próxima refeição já, e não termine nunca mais.
Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320