Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Pra onde vai a gordura quando você emagrece?

Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Pra onde vai a gordura quando você emagrece?

Saúde à Mesa

É, você pode até pensar que talvez a gordura “derretida” saia pelo xixi ou pelas fezes, afinal faz sentido né? Mas basicamente a única forma da dela sair do seu corpo é pelo pulmão. Confuso? Eu te explico.

Basicamente a “queima” de gordura acontece em três etapas. A primeira delas se chama lipólise, onde a célula de gordura é retirada do tecido e transportada pela corrente sanguínea até o local onde está sendo necessária.

Esse processo é regulado por hormônios e estimulada pelo aumento na demanda de energia. Exemplo, em um processo de emagrecimento você passa a comer menos do que gasta, ou gastar mais do que come, e estimula a lipólise.

Uma das coisas que você precisa prestar atenção com suplementos “queimadores de gordura” ou emagrecedores, é que a grande maioria deles estimula a lipólise, mas caso não haja demanda de energia para utilizar essa célula de gordura, ela apenas irá voltar para o tecido adiposo e será novamente armazenada. Ou seja, você apenas gastou dinheiro atoa.

O segundo passo para a queima da gordura é a entrada dela na mitocôndria. A mitocôndria é uma organela celular (parte da célula) responsável pela respiração celular e produção de energia. Todo esse processo depende de um complexo enzimático, com presença de carnitina. Mas atenção, suplementar carnitina também não garante emagrecimento, pois eu também preciso das enzimas e de transportadores da mesma.

O terceiro e ultimo passo é oxidar (queimar) essa gordura na mitocôndria, liberando H2O e CO2. E esse CO2 será liberado pelos seus pulmões. Mas e o resto? Foi utilizado como energia, afinal é essa necessidade de energia que estimulou todo esse processo.

Mas nutri, e a gordura que as vezes vemos saindo nas fezes? Nada mais é do que a do próprio alimento, que você consumiu e não foi bem digerido pelo organismo, sendo eliminado de forma mais urgente nas fezes. E muito cuidado, pois existem suplementos que prometem eliminar gordura dessa forma, mas eles estão apenas eliminando gordura dos alimentos consumidos e não a que já estava armazenada no seu organismo.

Depois de entender como ocorre realmente a queima de gordura no organismo, qual a lição que podemos tirar daqui? Que sem uma alimentação equilibrada e prática de exercícios, o seu emagrecimento pode não acontecer. Não espere um milagre ou um suplemento pra fazer efeito. Faça um pouco todos os dias pela sua saúde e por você.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320

Insta: @nutrivanessaveg
Whats: 47 991410032

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo