Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Seu intestino anda desregulado? Saiba o porquê

Talvez você já tenha lido ou escutado de algum médico a importância do correto funcionamento do nosso intestino, e que hoje em dia ele está até mesmo sendo considerado um segundo cérebro. Isso porque pesquisas mais recentes têm mostrado uma enorme relação do funcionamento intestinal com as nossas emoções. Loucura né? Dizer que alguém estressado está “enfezado” nunca pareceu tão certo.

O nosso intestino é casa de trilhões de bactérias, e não se preocupe, elas deveriam sim estar ali. Nós vivemos em uma relação simbiótica com essas bactérias, ou seja, tanto nós quanto elas nos beneficiamos dessa amizade e coexistência. Nós fornecemos uma casa e segurança, e, em contrapartida, elas nos ajudam a absorver e até produzir vitaminas e minerais, neurotransmissores, cuidam da nossa saúde intestinal e até mesmo deixam o nosso sistema imunológico brilhando.

Mas aqui vem um porém. No meio de tanta bactéria, não tem como tudo ser flores. No intestino temos duas espécies desses microrganismos: bactérias boas (gram positivas) e ruins (gram negativas). As bactérias ruins acabam apenas beneficiando a si mesmas com a sua estadia, não sendo tão benéficas para nós. Mas não se preocupe, precisamos de uma pequena quantidade delas também, afinal um pouco de competição por espaço é saudável para “motivar” as bactérias benéficas a continuar se multiplicando.

O único problema surge quando a quantidade de gram negativas supera a de gram positivas. Esse desequilíbrio recebe o nome de “Disbiose”, e pode fazer com que o seu sistema imunológico fique mais fraco ou mais sensível, podendo atacar partículas que não deveriam ser atacadas e causar alergias; faz com que os alimentos que você ingere acabem sendo mais fermentados no intestino (te dando gases, estufamento e dor abdominal após as refeições); você pode ter constipação; aumento do hormônio do estresse (fazendo com que você fique mais estressado e mais ansioso); além de favorecer a inflamação sistêmica (uma inflamação de baixo grau em todo o seu organismo, e que faz um grande estrago).

Já deu para ter uma noção do cenário né? Agora você deve estar se perguntando “como eu evito que isso aconteça?”, e a resposta é muito simples. Com uma alimentação saudável. Vocês podem ficar frustrados às vezes com as minhas respostas, porque é sempre a mesma, independente da pergunta.

E eu sei que vocês gostariam que eu dissesse “a resposta é que existe uma pílula mágica vendida na farmácia que resolve todos os seus problemas”, mas infelizmente isso não existe. Se você quer evitar problemas e ter uma boa saúde, tem que se alimentar bem.

As bactérias boas precisam de alimento para se multiplicar e te fornecer todos aqueles benefícios que mencionei antes. E elas não se alimentam de nada que venha do seu corpo, apenas de comida (como você). Elas se alimentam principalmente de carboidratos saudáveis e fibras (essas que você encontra em cereais integrais, frutas, legumes e verduras), dê a elas esses alimentos e elas cresceram lindas e maravilhosas.

Já as bactérias ruins se alimentam principalmente de açúcar, farinhas refinadas e industrializados. Quanto mais desses alimentos você consumir e por vez, elas, mais irão se multiplicar e continuarão “pedindo” por esses alimentos. Não se engane, elas são pequenas, mas tem muita vontade de viver e se multiplicar adoidado, e conseguem te “manipular” para que continue dando alimento a elas.

Então de agora em diante já sabe né? Precisa ter os alimentos certos no seu dia a dia para alimentar as bactérias corretas e dessa forma o seu metabolismo funcionar normalmente. Sem inchaço excessivo, sem estufamento, sem infecções frequentes, com metabolismo da glicose funcionando da melhor forma possível e por aí vai. Não menospreze as frutas e verduras.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo