SC passa pela estiagem mais severa dos últimos anos; Defesa Civil orienta população
Até o dia 27 desse mês, os bombeiros atenderam 39 incêndios florestais em Blumenau
A estiagem que tem castigado Santa Catarina é considerada a mais severa dos últimos anos. De acordo com a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina e a Secretaria da Agricultura de Santa Catarina, a situação é semelhante a dos anos de 1978 e 2006.
Entre os dias 1º e 27 de abril, o 3º Batalhão de Bombeiros Militares de Blumenau registrou 39 casos de incêndios florestais no município. Em março, a diminuição das chuvas foi de 56% em comparação à média histórica.
Por este motivo, a Defesa Civil de Blumenau enumerou recomendações para a população. Com a vegetação seca, o fogo se propaga mais facilmente. Portanto, as pessoas precisam estar ainda mais atentas à incêndios.
Confira as orientações:
1 – Tenha cuidado com qualquer tipo de faísca que possa atuar sobre a vegetação ressecada;
2 – Não jogue bitucas de cigarro no chão;
3 – Não acenda fogueiras próximas a vegetação;
4 – Não queime móveis, lixo, folhagens, galhadas e entulhos;
5 – Molhe as faixas de terra seca e realize roçadas nas áreas próximas da sua casa;
6 – Lembre-se: O incêndio acontece a partir de uma fonte de calor (raios, fogueiras, faíscas, cigarros, etc) que entra em contato com algum material combustível (grama seca, folhas, arbustos e pinhas). Esses materiais queimam rapidamente e necessitam de menos energia para alcançarem a combustão e, por estarem em local aberto, contam com o vento que espalha e aumenta o fogo.
É importante lembrar que a prática da queimada é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais e no Decreto Federal 6.154/08, com multas de até R$ 50 milhões e penas que podem chegar aos quatro anos de reclusão.