Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto inicia atividades em Blumenau

Saiba como irá funcionar a pasta

A partir dessa quarta-feira, 1º, a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) inicia suas atividades em Blumenau pelo comando de Giselle Chirolli. A vereadora, que deixou a câmara na terça-feira, é a criadora do Programa Paradesporto em Blumenau.

Ela agora segue à frente da nova secretaria com o objetivo sequencial de garantir a implementação de políticas públicas de inclusão social para as pessoas com deficiência. O endereço é na rua Boaventura Amorim, no bairro Itoupava Norte.

Michele Lamin/Prefeitura de Blumenau

“Estamos organizando tudo por aqui. Mesmo assim, o atendimento já está disponível. Nos próximos dias devemos ter um número de telefone para o contato da população, mas por hora já é possível nos contatar por e-mail”, explica Giselle.

O endereço secretaria.seidep@blumenau.sc.gov.br está aberto para questionamentos, reivindicações, propostas, parcerias, entre outros. A cerimônia para inauguração oficial deve acontecer em março, quando toda a estrutura da secretaria estará finalizada.

“Lançamos o projeto da Seidep como uma ferramenta para seguir transformando a realidade das pessoas com deficiência. Afinal, Blumenau já é referência com o Paradesporto e agora será também pioneira em Santa Catarina e no Sul do país com a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto. Com essa iniciativa daremos seguimento aos projetos, mudanças e reivindicações por meio das políticas públicas de inclusão do município”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

Sobre a secretaria

A Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep) é a responsável por desenvolver projetos e políticas de inclusão e acesso à cidadania para pessoas com deficiência. Além disso, com a nova pasta, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que até hoje atuava junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), passa a desempenhar suas funções deliberativas junto à Secretaria Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto.

Entre as competências da nova secretaria estão ainda: articular os vários segmentos da comunidade com vistas à observância das normas e princípios previstos pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, organizar e desenvolver programas paradesportivos de rendimento, lazer e prevenção e combate a doenças. A partir de agora, as atividades esportivas de rendimento e as políticas de inclusão também são agregadas à nova secretaria. Já o programa Paradesporto Escolar, que é feito no contraturno, permanece com a Secretaria de Educação (Semed).

Leia também:

1. Com novos vereadores, Câmara realiza primeira sessão de 2023
2. Identificados avó e neto que morreram em acidente com carreta em SC
3. Vagas de estacionamento são reorganizadas pela Prefeitura de Blumenau
4. Prefeitos catarinenses são presos em operação do Gaeco
5. Prefeitura deve repassar mais R$ 30 milhões em subsídios à Blumob em 2023


– Assista agora:
Prefeito de Blumenau explica porque é contra esmolas nos semáforos

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo