Dois importantes representantes de Santa Catarina em Brasília, um no Senado e o outro na Câmara dos Deputados, fazem uma avaliação das declarações do presidente do PTB nacional, Roberto Jeffersomn, e de tudo que aconteceu posteriormente.

Segundo o senador Esperidião Amin (PP), “este conjunto de controvérsias (Roberto Jefferson x Maia e Pedro Paulo x Bolsonaro) tem alguma relevância nacional se houver fato concreto. A atual “espuma” discursiva é inconsistente e “paroquial”, coisa de um estado federado que tem propiciado os piores exemplos de gestão corrupta no Brasil”.

Amin disse que o estado do Rio de Janeiro, domicílio eleitoral dos principais envolvidos nessas declarações, recebeu nos últimos anos muito dinheiro do Governo Federal, entre royaltys do pré-sal, olimpíadas, copa do mundo, intervenção federal na segurança pública, e o estado está cada vez mais quebrado, além de ter os últimos governadores, presidente da Alerj, procurador de justiça do estado, cinco conselheiros do TCE/RJ e vários deputados estaduais presos.

Já o deputado federal Hélio Costa (Republicanos) avalia que há muita verdade nas palavras de Roberto Jefferson, pois vê no dia a dia da Câmara muita coisa ser decidida por poucos.

Para Hélio, “o que ele fala é em grande parte certa, os líderes se fecham e discutem em particular quais projetos irão ou não para votação. O Covidão é realidade, o Brasil não se livrou de todos os deputados, senadores, governadores e prefeitos corruptos”.

Hélio Costa também lamentou que o Contrato Verde e Amarelo, que dava benefícios fiscais para empresas que contratassem jovens de até 29 anos e idosos acima de 55 anos de idade, caducou por conta do não entendimento do Governo Federal com o Congresso.

Para ele, “essa medida é tão urgente quanto o auxílio de R$ 600,00 para a população brasileira e catarinense”.

 Até o dia 6 de maio

Até o próximo dia 6 o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina colocou a disposição do eleitor o atendimento remoto emergencial para que se possa fazer o primeiro título eleitoral, a transferência de domicílio e revisão dos dados cadastrais.

Os serviços estão no site www.tre-sc.jus.br na aba “Atendimento Remoto Emergencial ao Eleitor”. Após concordar com o termo de responsabilidade, que garante que nenhum terceiro possa fazer o procedimento pelo requerente, você encaminhará seus dados e a foto dos documentos necessários através do serviço “Título Net”, serviço esse que foi desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O Presidente do TER-SC, desembargador Jaime Ramos, declara que o eleitor “faça logo seu título ou alteração, o mais cedo possível, para evitar transtornos no final do processo. O procedimento é todo pela internet e pode ser realizado de casa, sem necessidade de qualquer deslocamento”.

O processo pode ser feito a qualquer hora do dia, mas o TER-SC sugere que seja feito em períodos de menor pico, como a noite, para evitar o congestionamento do sistema.

O eleitor que ainda não tiver cadastrado a biometria, poderá votar normalmente em 2020 e, posteriormente, será convocado para se apresentar ao Cartório Eleitoral para a coleta da biometria e validação dos documentos.

As dúvidas poderão ser sanadas através do 0800 ou na área Fale Conosco, no fim da página do TER-SC, ou no Cartório Eleitoral da sua cidade.