Ouvintes do programa “Espaço 88.7”, da Rádio Nereu Ramos FM, que é apresentado pelo jornalista Paulo Cesar da Silva, questionaram o porquê de a Prefeitura de Blumenau refazer o asfalto em ruas que já contam com camada asfáltica em bom estado e deixar ruas do Centro, que estão com o calçamento em estado precário, sem nenhuma intervenção.

Foi o que aconteceu nas ruas Jordão, no bairro Progresso, e na Hermann Tribess, no bairro Tribess, que já eram asfaltadas e acabaram recebendo uma obra com novo recapeamento.

Em compensação, ruas do Centro da cidade, como a Getúlio Vargas, rua São José e rua Presidente John Kenedy estão cheias de buracos e são vias que servem de desafogo para o trânsito nas horas de maior volume de veículos.

Muitos motoristas chegam a trafegar pela rua Getúlio Vargas a 20 quilômetros por hora tamanho é o desnível que aquela via apresenta em toda a sua extensão.

A rua São José, onde fica o Colégio Luiz Delfino, é mais extensa e principalmente depois do educandário a via apresenta problemas no calçamento muito pela obra de implantação do esgoto sanitário que ocorreu ainda em administrações anteriores.

Essas vias centrais foram as primeiras a serem mexidas para a colocação da tubulação de esgoto pela Foz do Brasil, que já foi Odebrecht Ambiental e hoje é BRK Ambiental. A empresa venceu uma licitação para explorar esse serviço por 35 anos aqui em Blumenau, mas nunca foi efetivamente cobrada pelo estrago que fazia no calçamento quando colocaram a tubulação.

Mas estranho mesmo é a atual administração retirar um asfalto em bom estado de conservação e colocar outro, considerado de pior qualidade, em ruas que nenhum morador reclamava desse problema.

Independente do motivo dessa obra, sabemos que não é aceitável a falta de zelo e manutenção em ruas centrais de Blumenau, pois fala-se tanto em mobilidade urbana e deixa-se essas vias em estado pior que rua de calçamento.

Claro que o pessoal do bairro vai dizer que as ruas de lá também são importantes e também merecem uma atenção da prefeitura, mas temos vias no Centro que podem e devem ser mais bem aproveitadas pelo pessoal que planeja o trânsito em Blumenau, começando, quem sabe, pelo asfaltamento.

Em resposta, a Prefeitura de Blumenau encaminhou a seguinte nota:

“Sobre os critérios considerados pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) para definição das vias municipais a serem contempladas pelo pacote de reperfilagem, foi consultado a Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) sobre quais as ruas demandam mais intervenções de restauro.

Somado isso, a questão das ruas consideradas como corredores de serviço dos seus respectivos bairros, o município acabou neste primeiro momento priorizando estas vias neste primeiro pacote de requalificação do pavimento, embora já existam projetos adiantados, a espera de uma fonte de recurso, para um segundo pacote de reperfilagem, que beneficiará outras ruas da cidade.”


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube