Depois do dia 26 de setembro, data limite para o registro das candidaturas a prefeito, vice e vereadores, o site do Tribunal Superior Eleitoral trás algumas informações importantes para o pleito de 2020.

Na página que mostra o registro das candidaturas e contas eleitorais, vê-se que todas as pré-candidaturas a prefeito em Blumenau tiveram seus pedidos de registro feitos, confirmando o alto número de postulantes à escolha do eleitor blumenauense.

Com isso, Blumenau terá 12 candidatos nas eleições municipais deste ano. Foram registrados os nomes de Ana Paula Lima (PT), Débora Arenhardt (Cidadania), Georgia Faust (PSOL), Ivan Naatz (PL), Jairo Santos (PRTB), João Natel (PDT), João Paulo Kleinubing (DEM), Mário Hildebrandt (Podemos), Mário Kato (PCdoB), Odair Tramontin (Novo), Ricardo Alba (PSL) e Wanderlei Laureth (Avante).

O fato curioso é que o Partido Trabalhista Brasileiro aparece como compondo as coligações de Ricardo Alba e de Jairo Santos, pois ainda há um processo jurídico que vai definir em qual coligação o PTB será integrado. Isso se deu porque a executiva estadual destituiu, no último dia 15, o presidente Edinelson Miranda do cargo, refazendo a convenção municipal no dia 16, já com o novo presidente, Everson de Oliveira, que definiu o apoio a Jairo Santos. A convenção anterior, que ocorreu no dia 7 de setembro, havia decidido apoiar o candidato Ricardo Alba, mas com as mudanças na direção da sigla, Jairo acabou sendo o novo candidato a ser apoiado pelo PTB.

Nas cidades vizinhas de Blumenau, Gaspar terá como candidatos Amarildo Rampelotti (PT), Kleber Wan-Dall (MDB), Rodrigo Althoff (PL), Sérgio de Almeida (PSL) e Wanderlei Knopp (DEM). Em Timbó, os candidatos serão Adir Nolli (MDB), Fabrício Dalcastagne (Cidadania), Jean Schutz (PL) e Jorge Kruger (PP). Indaial também terá quatro candidatos e os concorrentes serão André Moser (PSDB), Clóvis Kruger (PL), Lúcio Vanderlinde (PSC) e Marise Morell (MDB).

Fora isso, a corrida eleitoral começa efetivamente neste domingo, 27, podendo os candidatos fazer postagens em redes sociais já com a conhecida frase “vote em mim”. João Paulo Kleinubing (DEM) e Ivan Naatz já programaram lives, na noite de domingo, para o lançamento de suas campanhas e o candidato Wanderlei Laureth fez apenas uma postagem dizendo ter 49 dias de muita batalha nestas eleições municipais de Blumenau.

No Brasil, até a madrugada deste domingo, foram feitos 19.088 pedidos de registros de candidaturas a prefeito, 19.118 solicitações de registros de candidaturas a vice-prefeito e 503.965 pedidos de registros de candidaturas para a Câmara de Vereadores.

Então eleitor, preste muita atenção em tudo e que no dia 15 de novembro todos possamos escolher a melhor opção para administrar as cidades do Vale do Itajaí pelos próximos quatro anos.