Se todas as candidaturas se confirmarem, Blumenau terá nove postulantes ao cargo de prefeito nas eleições de 2020. Destes, cinco já têm experiência em eleições e cargos públicos eletivos e outros quatro estão participando de uma campanha majoritária pela primeira vez.
Em ano de pandemia, onde o contato físico com o eleitor fica prejudicado, os novatos provavelmente entrarão em desvantagem na hora de apresentarem e levarem suas ideias para o eleitorado blumenauense, já que, além de terem que se apresentar, terão que usar os horários gratuitos de rádio e TV para mostrarem suas propostas.
Mário Hildebrandt (Podemos), João Paulo Kleinübing (DEM), Ricardo Alba (PSL), Ana Paula Lima (PT) e Ivan Naatz (PL) já participaram de campanhas políticas pelo menos duas vezes e todos já tiveram êxito nas vezes em que colocaram o nome a disposição do eleitor.
O candidato Jairo Santos (PRTB) já participou de campanhas para vereador na cidade de Blumenau, mas não teve êxito, e os candidatos Odair Tramontin (Novo), João Natel (PDT) e Wanderlei Laureth (Avante) participam de uma corrida eleitoral pela primeira vez.
O grande número de candidatos também faz com que o tempo dos programas eleitorais para cada concorrente fique escasso e nesse quesito, os mais experientes, que provavelmente agregarão mais legendas, também acabam levando vantagem, pois com a soma do tempo em que cada partido tem de acordo com as regras eleitorais, os mais conhecidos conseguirão aparecer mais durante o pleito de 2020.
Então, quem conseguir um bom desempenho e fazer conteúdos que chame a atenção do eleitor nas redes sociais, pode sim desbancar os favoritos, pois o exemplo mais significativo dos últimos anos é o governador Carlos Moisés (PSL), que em 2018 venceu, sem ter participado de nenhuma eleição, duas candidaturas fortes de partidos tradicionais com uma grande margem de voto, pois o eleitor está sempre de olho em boas propostas e buscando candidatos que tire cada vez mais tire a interferência do estado no dia a dia do munícipe.
Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal
Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar