A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta sexta-feira, 29, que a Oktoberfest 2020 está agendada, inicialmente, para acontecer entre os dias 11 e 29 de novembro. A decisão final só deva ocorrer no mês de agosto, quando a Vila Germânica, depois de analisar o cenário da pandemia do Covid-19, vai sacramentar a data ou mudá-la novamente para dezembro ou até para o ano de 2021.
As demais festas da região, como nos casos de Timbó, Rio do Sul, Brusque e Itajaí, ainda dependem de reuniões para saber se tomam o mesmo caminho de Blumenau ou cancelam a edição de 2020, realizando o evento somente no ano que vem.
Segundo a prefeitura de Itajaí, “as últimas três edições da Marejada foram marcadas por uma festa inclusiva, familiar e sustentável. Neste momento de pandemia e incertezas, a entrega de um evento baseado nestes três pilares está prejudicada. Portanto, a Secretaria de Turismo e Eventos mantém suspensa a Marejada 2020 até que o cenário permita oferecer uma festa com segurança sanitária a todos os moradores da cidade e visitantes. O compromisso do município é com o enfrentamento à pandemia e responsabilidade com as pessoas. Assim que o cenário for favorável a uma abertura, a Secretaria de Turismo irá se posicionar sobre a realização dos eventos no município e possíveis datas, bem como o agendamento de eventos no Centreventos de Itajaí”.
Já a prefeitura de Brusque informou que na próxima semana haverá uma reunião entre o grupo gestor e a secretaria de turismo da cidade para concluir o que será feito.
A prefeitura de Timbó informou que a 30ª edição da Festa do Imigrante, que geralmente acontece no mês de outubro no Parque Henry Paul, ainda não tem uma definição se a festa vai ou não acontecer. O prefeito Jorge Krüger ainda fará uma reunião com os responsáveis pela organização da festa para analisar os números da pandemia na cidade de Timbó e região e definir os próximos passos.
Somente a prefeitura de Rio do Sul já decidiu cancelar a Agrovale deste ano, que estava prevista para maio, e a próxima edição só vai acontecer em 2021.