Quando todos pensavam que este segundo turno pudesse ser mais animado e mais esclarecedor por conta dos quatro debates que já estavam programados pelos veículos de comunicação, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) já não compareceu no confronto que era para ter acontecido na quarta-feira, 18, e já avisou a direção do jornal O Município Blumenau que não participará do debate que tínhamos programado para o próximo dia 24 de novembro.
Com isso, este debate, que era para ser mais uma oportunidade para levarmos para nosso leitor mais informações sobre os dois candidatos, ficamos impedidos por conta de uma estratégia política do candidato do Podemos que prefere não entrar em confronto durante o segundo turno para não correr o risco de perder a vantagem conquistada no primeiro turno.
Obviamente que Mário não precisa dessa exposição para vencer essa eleição e deixa que João Paulo tente de uma outra forma tirar a grande diferença colocada no primeiro turno, afinal foram quase 27% de votos a mais que Hildebrandt colocou de frente e agora só precisa manter o ritmo para confirmar a vitória no segundo turno.
Mas Mario só não vai aplicar essa estratégia nos debates da NDTV, que acontece hoje, às 20h30, e no debate da NSC TV, que acontece no dia 27 deste mês, pois muito provavelmente são debates com regras que diminuem o embate entre os dois candidatos e são veículos que chegam mais facilmente no eleitor que não tem o hábito do uso da internet.
Já tinha me posicionado no primeiro turno em dizer que, não ir a debates, para mim, é um grande desrespeito com o eleitor, pois você impede que ele possa analisar os candidatos sem os filtros dos programas eleitorais, que são produzidos e tem um roteiro previamente feito em favor do candidato.
Menos mau que os dois candidatos a prefeito e seus respectivos vices participarão das entrevistas individuais que o jornal O Município Blumenau fará a partir da próxima segunda-feira, 23.
Quem abrirá a série de entrevistas é o candidato João Paulo Kleinubing, do Democratas, às 13h30. Na terça-feira, 24, é a vez de Mário Hildebrand (Podemos), a partir das 13 horas. Na quarta-feira, 25, teremos a entrevista com o candidato Ronaldo Baumgarten, vice de JPK, a partir das 16 horas e na quinta-feira, 26, encerra-se a série com Maria Regina Soar, vice de Hildebrandt, a partir das 18 horas.
Todas as entrevistas você poderá assistir através do site www.omunicipioblumenau.com.br ou também nos canais do jornal O Município Blumenau no Facebook e Youtube.
O mediador dessas entrevistas será o editor chefe do jornal, Cristóvão Vieira, e eu participarei, nos mesmos moldes das entrevistas do primeiro turno, com os questionamentos para os quatro candidatos.
Obviamente que a pandemia atrapalhou muito essa eleição, e é por isso que os candidatos não podem deixar de participar do maior número de eventos na imprensa para cada vez mais convencerem o eleitor que merecem estar na prefeitura a partir de janeiro de 2021.