Um vídeo postado no Instagram pelo empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, mostra que lojas da grande Florianópolis estão sendo assaltadas durante a madrugada, e que os bandidos, quando são presos, são liberados antes mesmo dos gerentes das lojas prestarem seus depoimentos.
Hang elogiou o trabalho da Polícia Militar, mas disse que o problema está nas delegacias, onde os delegados relatam que os criminosos não podem ser presos por conta da pandemia da Covid-19.
O empresário informou que são levadas nas delegacias as imagens dos bandidos, a placa do veículo usado, o endereço das pessoas que praticaram o roubo, mas que, mesmo com todas as informações, “a polícia não faz nada” e completa dizendo que “a segurança pública de Santa Catarina é um caso de polícia”.
O delegado Ronnie Esteves, responsável pela comarca de Ascurra, rebate as acusações de Luciano Hang, dizendo que a prevenção de crimes compete a Polícia Militar e pede que o empresário cobre do governador Carlos Moisés o emprego dos militares no patrulhamento ostensivo, “pois na repressão a Polícia Civil vem fazendo muito bem a sua parte”.
O delegado Ronnie Esteves também escreve na sua postagem, que a Polícia Civil de SC está esquecida pelo atual governo e que a afirmação de Hang, de que delegados não trabalham, que nada podem fazer por causa da Covid-19, de forma tão generalizada, é leviana.
Ele informa que acha pouco provável ter acontecido o que Luciano Hang relatou no vídeo, mas de qualquer forma, se houve alguma irregularidade, os órgãos de controle irão apurar.