O jornal O Município Blumenau publicou no dia 8 de fevereiro matéria que mostrava que agentes da Guarda Municipal de Trânsito de Blumenau encontraram a Central de Plantão Policial (CPP), localizada na Rua Adolfo Freygang, no Garcia, fechada na madrugada daquele mesmo dia quando levaram um motorista embriagado para que fosse feito o flagrante pela condução de veículo em estado de embriagues.

A GMT enviou um ofício para a Polícia Civil relatando o fato.

Já o tenente Nicolas Vanconcelos, que é relações públicas do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, disse que “é comum casos em que as guarnições esperarem até quatro horas para concluir um flagrante, pois já aconteceu ocasiões de aguardar até mais tempo que isso”.

Não só a GMT e a Polícia Militar, mas também a Polícia Rodoviária Federal relatam que situações de espera para confecção de altos de prisão em flagrante são corriqueiros e, sempre que isso ocorre, são obrigados a esperar por horas para ter o documento do flagrante dos acusados.

Depois da publicação da matéria, o delegado regional de Ascurra, Ronnie Esteves, se manifestou discordando das afirmações do diretor da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e também do relações públicas da Polícia Militar de Blumenau.

Segundo Ronnie, “o que não foi dito é que a PM e a Guarda Municipal, não raras as vezes, demoram horas para terminar os registros deles e a instauração do procedimento na Polícia Civil está condicionada ao encerramento desses registros. Agora mesmo, na Central de Polícia, tem uma equipe da GM, desde às 8h30min, segundo o policial plantonista, mas que só terminou há pouco o registro da ocorrência” (a fala dele aconteceu perto das 12h de quarta-feira, 10).

O delegado disse também que “vale ressaltar que Escrivães e Delegados, que não são fixos na Central de Polícia, trabalham de sobreaviso e não presencial. Eles só são chamados para situações flagrancial”.

Vimos que há um problema entre todas as polícias, mas tudo isso pode ser resolvido com um melhor aparelhamento, dando a eles condições de trabalho e tendo mais gente para fazer as atividades burocráticas, deixando o policial civil para fazer aquilo que ele sabe fazer melhor que é investigar e solucionar crimes.

Enquanto não se colocar em prática a proposta de um Centro de Segurança de Blumenau, concentrando várias delegacias num só local, teremos esse tipo de situação, onde muitas vezes um policial civil tendo que trabalhar além da sua jornada para atender ocorrências que poderiam ser todas feitas, quem sabe, online e depois chanceladas pelo delegado responsável.

Bem, alguém terá que fazer alguma coisa, pois os agentes de trânsito e policiais militares precisam de uma solução na demora do atendimento na Central de Polícia e os policiais civis precisam de mais gente para fazer o serviço dentro das delegacias.