Não é de hoje que o deputado estadual Ricardo Alba (PSL) é contra o fechamento do comércio para se combater o aumento de casos de Covid-19 no estado de Santa Catarina, e mais especificamente na cidade de Blumenau.
Quando o governador Carlos Moisés (PSL), ainda no mês de março, decretou o fechamento de grande parte do comércio no estado, Alba foi contra e ficou incomodado por não ter sido ouvido, mesmo sendo do mesmo partido do governador.
Agora, com o decreto anunciado pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), de Blumenau, na manhã de segunda-feira, 20, fechando boa parte do comércio da cidade, para tentar diminuir o número de casos e aliviar a grande quantidade de internados nos hospitais de Blumenau, Alba posta um vídeo nas suas redes sociais se colocando contra o modelo adotado pelo prefeito.
Mário Hildebrandt, na transmissão ao vivo pelas redes sociais que anunciou o fechamento de estabelecimentos de vários segmentos, disse que esse ato se deu depois de um estudo minucioso do assunto entre os membros de acompanhamento da Covid-19 do seu governo e também de uma grande discussão entre prefeitos da AMMVI para chegarem a conclusão que, nesse momento, era necessário essas medidas para não se ter um colapso no sistema de saúde da região.
No seu vídeo, Ricardo Alba contesta o modelo dizendo que “a quarentena tem como objetivo fortalecer a rede hospitalar”. Ele lembra que o governo do estado mandou 51 aparelhos respiradores para os hospitais da cidade e que muitos recursos estaduais e federais foram encaminhados para esse fortalecimento das instituições de saúde.
Alba disse também que é contra o fechamento decretado pelo prefeito Mário porque esse tipo de ação mais penaliza o comerciante, o trabalhador e principalmente a economia da cidade, que já foi fortemente atingida com a quarentena do governo do estado no mês de março, do que ajuda num momento tão delicado.
Disse ainda que os municípios do Vale do Itajaí devam agir de forma conjunta e que Blumenau, segundo sua análise, age na maioria das vezes de maneira solitária e contrária as medidas que são adotadas por outras cidades do Vale do Itajaí e que não é dessa forma que ele entende que tenha que ser feito o combate ao vírus.
Como estamos em ano de eleição, obviamente que há aí um pouco do pré-candidato que quer mostrar uma outra posição perante a decisão do adversário mais forte neste momento, mas Alba mostra-se coerente, pois lá trás também mostrou seu desacordo com a decisão tomada pelo governador, que é do mesmo partido dele.
Obviamente que caberá ao blumenauense definir se Ricardo Alba está certo ou se o prefeito Mário Hildebrandt foi quem tomou uma medida correta neste momento.
Mas o mais importante, agora, é cumprirmos o que nos foi estabelecido e termos o máximo de cuidado para não ser contaminado, pois as eleições só acontecerão em novembro e é lá que o eleitor poderá dar a sua resposta de quem estava certo.
Veja o vídeo do deputado Alba:
É preciso compreender que não podemos pular de quarentena em quarentena, penalizando a todos. O que Blumenau necessita…
Publicado por Ricardo Alba em Segunda-feira, 20 de julho de 2020