O ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing (DEM), se posicionou sobre o governo de Carlos Moisés depois de dois anos das eleições para o governo do estado, onde disputou o cargo de vice-governador na chapa de Gelson Merísio – na época no PSD e hoje no PSDB.

João Paulo disse ter se manifestado apenas uma única vez desde 2018, quando o governador não contemplou Blumenau no pacote de obras de R$ 200 milhões, no início do governo. Ele disse que está acompanhando tudo o que está acontecendo e não pode se calar com a falta de experiência de Carlos Moisés para conduzir Santa Catarina.

Segundo JPK, “as trapalhadas consecutivas e agora as denúncias envolvendo os respiradores, culminando com as prisões de sábado, são lamentáveis”. Para ele, é Santa Catarina que perde e todos nós perdemos também.

João Paulo Kleinubing é pré-candidato a prefeito pelo Democratas e vem conversando com partidos como PP, de Esperidião Amin, e o PSD, que pode indicar Ronaldo Baumgarten Junior numa eventual chapa entre os partidos.

Ivan Naatz (PL) também postou um vídeo depois da prisão do ex-chefe da Casa Civil, Douglas Borba, na manhã deste sábado, 6.

Segundo o deputado e relator da CPI dos respiradores da Assembléia de Santa Catarina, ele passou o dia observando as manifestações da imprensa, da sociedade e dos colegas deputados sobre a prisão de Douglas Borba e para ele, “o governador permanece inerte desde que o caso veio à tona na imprensa, passando pelas buscas e apreensão de documentos e a abertura da CPI, o governador não se manifestou e é inaceitável que diante de uma crise como essa, o governador permaneça inerte, isso é intolerável, é inadmissível. O governador tem que explicar para Santa Catarina o que aconteceu”.

Naatz disse que vai entrar com requerimento para que a CPI dos respiradores convide o governador Carlos Moisés para dar sua versão sobre esse caso e também fale quem comandou a compra dos 200 respiradores da Veigamed.

O deputado estadual Sargento Lima (PSL), que preside a CPI dos respiradores, vai encaminhar um pedido para o judiciário para tentar manter a presença de Douglas Borba na acareação da próxima terça-feira, 9. João Amin, do PP, também encaminhará ofício ao procurador geral de justiça, Fernando Comin, para garantir que Borba, mesmo escoltado, compareça, junto com Márcia Pauli e Helton Zeferino, na sessão da CPI na Assembléia.

Governo se pronuncia

Na tarde de sábado, 6, o Governo do Estado de Santa Catarina emitiu uma nota dizendo que reitera seu apóia e colaboração com as investigações para apurar eventuais irregularidades no processo de compra dos respiradores. Veja a nota abaixo:

Nota oficial

Em relação à Fase 2 da Operação O2, desenvolvida pela força- -tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e Polícia Civil catarinense (PC/SC), o Governo do Estado reitera seu apoio e colaboração – já manifestados anteriormente – com todas as investigações necessárias para apurar eventuais irregularidades no processo de compra dos respiradores. 06 de junho de 2020.