No fim da última semana as eleições municipais de Blumenau sofreu com as baixas de Ivan Naatz (PL) e de João Natel (PDT) por conta do contágio da Covid-19. Agora ambos só podem continuar participando do pleito através de redes sociais e de lives, sendo liberados a voltarem para as atividades normais somente perto do dia da votação.
Durante o fim de semana, a justiça eleitoral se manifestou por duas vezes contra o prefeito e candidato a reeleição, Mário Hildebrandt (Podemos), o impedindo de participar das lives da Prefeitura de Blumenau e também de ser obrigado a retirar todos os vídeos, produzidos pela sua produtora, contra o candidato João Paulo Kleinubing (DEM) das diversas redes sociais.
Agora estamos entrando na última semana de uma corrida eleitoral que, estranhamente, ainda não empolgou o eleitorado blumenauense e que teremos alguns eventos importantes que podem mudar as posições para a provável segunda etapa dessa eleição, que será o segundo turno.
A TV Galega, canal a cabo da cidade, ia fazer um debate entre os candidatos na terça-feira, 10, mas decidiu cancelá-lo por conta de dois candidatos e mais três pessoas da equipe técnica terem sido contaminadas com a Covid-19.
Na terça-feira também teremos a entrevista com João Paulo Kleinubing (DEM) no O Município Blumenau. Ele é último candidato a ser entrevistado pelo jornal e você poderá acompanhar a entrevista a partir das 16 horas, ao vivo, no site do jornal e geralmente é nesses momentos que podem surgir novidades numa eleição tão morna e sem grandes acontecimentos.
Na quarta-feira, 11, a Unisociesc, em parceria com a Furb, UFSC, IFSC de Gaspar e NEAB, fará um debate online com os candidatos a prefeito da cidade, que terá como tema principal a Educação, mas nem todos os candidatos deverão participar por conta de compromissos já assumidos anteriormente.
Talvez a quinta-feira, 12, seja realmente o dia mais movimentado das equipes de campanha dos candidatos, pois é neste dia que será divulgada a última pesquisa eleitoral de Blumenau antes da votação e também é o dia que acontece o debate organizado pelo jornal O Município Blumenau.
Nada nos mostra que teremos grandes mudanças no cenário atual, mas se tratando de eleição, tudo pode acontecer e, se houver algum fato novo, é na reta final que os candidatos gastam os últimos cartuchos para, pelo menos, estarem num provável segundo turno que se inicia no dia 16 de novembro.
Então só nos resta esperar e escolher bem os candidatos que iremos votar no próximo dia 15 de novembro, pois se errarmos agora, o conserto só poderá ser feito daqui a quatro anos.