Mesmo com a desistência do PSB e do PDT de integrarem o Fórum de Partidos de Esquerda, eles continuam firme em seguir com o que já vinha sendo conversado no grupo desde o começo do ano.
A decisão de ter uma candidatura que envolva o PT, PCdoB, PSOL, PCB e PCO é assunto que não tem mais discussão e os nomes que estão na mesa para assumir a cabeça de chapa são de Ana Paula Lima (PT) e de Mário Kato (PCdoB), mas Ana Paula, por já ter sido candidata a prefeita e também por ter mais experiência política por ter sido deputada estadual, o que lhe confere também um poder maior de aglutinação, sai na frente e é praticamente certo que assuma o protagonismo da chapa. Mário Kato não quer ser candidato a vice e, se não for o escolhido, sairá como candidato a vereador.
Com a desistência de Kato, o Fórum de Partidos de Esquerda quer inovar e deve colocar duas mulheres na mesma chapa, tendo como candidata a vice Geórgia Faust, do PSol.
A justificativa é que, provavelmente, essa poderá ser a maior novidade desse pleito, pois vêem em Ana Paula e Geórgia Faust uma forma de representação verdadeira do eleitorado feminino em Blumenau, que continuam sendo a maioria.