Em regime de plantão, o juiz Wilson Pereira Junior, do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, deu ganho de causa para o deputado estadual Ivan Naatz, que recorreu da representação feita pelo candidato João Paulo Kleinubing (DEM). O pedido de JPK havia sido feito na 3ª Zona Eleitoral de Blumenau, e pedia a retirada imediata de um vídeo e de textos publicados por Naatz nas suas redes sociais.

No seu despacho, o juiz Wilson Junior escreveu que “…Portanto, na análise que me cabe em regime de plantão, entendo que o ato coator deve ser reformado, em razão de as publicidades impugnadas constituírem-se em indiferentes eleitorais, já que não possuem pedido de votos e não contém características de propaganda eleitoral. As postagens mencionadas mostram apenas a exteriorização de opinião, protegida pela liberdade de expressão. Ante o exposto, defiro a liminar pleiteada, para autorizar a veiculação das publicidades impugnadas na Representação n. 0600108-95.2020.6.24.0003. Dê-se ciência desta decisão ao Juízo da 3ª Zona Eleitoral. Após, encaminhem-se os autos ao Relator, Juiz Jaime Pedro Bunn, para prosseguimento do feito”.

As postagens são referentes a uma discussão entre Ivan Naatz – que em 2015 era vereador em Blumenau – e o então diretor geral da Câmara de Vereadores, Edson Brunsfeld. Eles quase chegaram a vias de fato, após Naatz, durante um pronunciamento na tribuna, questionar Brunsfeld sobre a queima de uns cheques que supostamente ele teria recebido em razão da Operação Tapete Negro, quando era vice-prefeito entre os anos de 2005 a 2008.

Os trechos da postagem destacadas pelo juiz no despacho são os seguintes:

Você lembra desse vídeo?

Eu nunca falei sobre essa briga com o então diretor da câmara de vereadores de Blumenau, o Edson Brunsfeld. Mas hoje eu vou dizer pra você porque nós dois brigamos na Câmara, em 2015, quando eu era vereador. Essa, a discussão teve relação direta com a operação Tapete Negro, que Blumenau tanto ouviu falar e que mancha a história da nossa cidade. A investigação apurou crimes contra a administração pública, fraude em licitações, desvio de verbas públicas e formação de quadrilha.

O Edson Brunsfeld não gostou quando eu questionei ele sobre os cheques queimados por uma empregada dele, um dia depois do início da operação Tapete Negro pela GAECO. Eu volto a esse assunto porque o prefeito Mario, no programa de TV dele no horário político, disse que acabou com a corrupção na Companhia Urbanizadora, na URB. Ele disse que tinha muita corrupção na URB, um dos focos da Operação Tapete Negro.

Como todo mundo sabe a URB era dirigida pelo Célio Dias, indicação e Edson Brunsfeld que era vice-prefeito de João Paulo Keinubing, ambos investigados na operação Tapete Negro. Brunsfeld atualmente é secretário de Obras do prefeito Mario Hildebrand. Eles são a mesma coisa, eles são a mesma coisa. […] Ivan Naatz: – Eu volto nesse assunto, porque o prefeito Mario no programa de TV dele, no horário político, disse que acabou com a corrupção na companhia urbanizada na URB, ele disse que tinha muita corrupção na URB, um dos focos, né, da operação tapete negro. […] Ivan Naatz: – Como todo mundo sabe, a URB, naquele tempo, era dirigida pelo Célio Dias, indicação de Edson Brunsfeld, que era vice-prefeito de João Paulo Kleinübing, ambos investigados na operação tapete negro. Brunsfeld, atualmente é secretário de obras do prefeito Mario Hildebrandt, eles são a mesma coisa. Na legenda que acompanha uma das postagens, consta o seguinte texto: O atual prefeito foi Secretário Municipal da Assistência Social, da Criança e do Adolescente nos governos de João Paulo Kleinubing. E assim sempre foi, quem ganhar puxa o outro. É importante que todos saibam que há secretários em Blumenau mamando na teta da prefeitura há mais de 4 mandatos, e ninguém faz nada. Sempre a mesma gestão, o mesmo voto, a mesma mamata.

 *A foto desta postagem é de um vídeo feito pelo jornalista Alexandre Gonçalves, do site Informe Blumenau.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar