Até o final da tarde de segunda-feira, 25, a Defesa Civil da Prefeitura de Blumenau já havia registrado 352 ocorrências devido às chuvas que caem desde o dia 17 de janeiro deste ano. Deste número, 215 são de deslizamentos de terra, e esse é o assunto que quero abordar nessa coluna.

A obra da ligação Velha-Garcia segue nos planos da atual administração municipal, mas essa obra já se mostrou um caminho cheio de armadilhas e de muitos barrancos que já desmoronaram com o acúmulo de chuvas que ocorreram em Blumenau.

Durante as eleições municipais de 2020 eu publiquei duas colunas que falavam que aquela via estava sendo feita sem a documentação necessária para a sua aprovação. A obra não tem o Projeto Ambiental e estava com um parecer contrário num relatório feito lá em 2019, do Departamento de Geologia da Prefeitura de Blumenau.

A ordem de serviço dessa obra foi assinada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) no dia 12 de agosto de 2020, com previsão de custo de R$ 2 milhões e duração de cerca de três meses. Em 2019 o ex-secretário de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais, Paulo França, disse que essa obra seria uma solução pontual que atenderia principalmente os motoristas das duas extremidades. Disse também que essa rua seguiria sendo uma estrada sem pavimentação, estreita e precária, no entendimento dele.

Na tragédia de 2008, o morro daquela via veio abaixo obrigando o poder público a interditar o local.

Segundo o laudo do Departamento de Geologia da Prefeitura, datado de 2 de dezembro de 2019 e assinado pelos funcionários Eloir Maoski (Geólogo), Jerry Luiz Boos (Engenheiro Civil) e Jean Naumenn (Engenheiro e diretor de Geologia, Análises e Riscos Naturais), há trechos que comprovam ser perigoso fazer qualquer obra naquele lugar, principalmente nas encostas dos morros.

Segundo o parecer, “Considerando vistorias técnica realizadas nas datas de 26 e 27/01/2016 e 29/11/2019, a outrora estrada de ligação Velha-Garcia encontra-se atualmente com seu percurso intransitável por motivo de deslizamentos ocorridos em 2008 e posterior abandono”.

Num outro trecho, os responsáveis pelo relatório colocam que “De modo geral, deve-se considerar que durante períodos de chuvas intensas e/ou duradouras, movimentos de massa induzidos e/ou naturais podem ser reativados, conforme base cartográfica PMB/DGEO e as condições observadas em campo durante a vistoria técnica… Deve-se, ainda, considerar que o local NÃO É FAVORÁVEL À EXPANSÃO URBANA em virtude das particularidades do meio físico acima descritas. Considerando o exposto, as características geológico-geomorfológico e geotécnicas do meio físico indicam que a área em análise exibe Alto Perigo a movimentos de massa ou eventos destrutivos durante episódios de chuvas intensas e/ou prolongadas, implicando na caracterização da mesma como de Alto Risco geológico-geotécnico”.

Na parte de conclusão do estudo feito pelos funcionários da Prefeitura de Blumenau, há dois pontos que chamam a atenção: 4. Além do que, se por um lado a reabertura da estrada em demanda sob o aspecto da mobilidade não devem ser entendidas como um estímulo do Município à ocupação/urbanização da área ao longo da mesma, evitando, assim, ampliar a exposição de pessoas aos efeitos danosos da manifestação de movimentos gravitacionais de massa. 5. Durante eventos de chuvas intensas e/ou duradouras, ou caso sejam acionados alertas de deslizamentos pelo poder público, é recomendável a interdição temporária da via para o trânsito de veículos e pessoas (quando em eventual operação)”.

Depois de publicar novamente parte desse parecer, acredito que alguém na Prefeitura de Blumenau tome consciência que aquela via não pode ser uma alternativa de ligação entre dois bairros tão populosos quando a Velha e o Garcia.

Deveriam sim se debruçar e gastar os recursos públicos na verdadeira ligação Velha-Garcia, que sai do lado do antigo Posto Wolfram, na rua João Pessoa, e vai até às proximidades do Hotel Quality, na rua Hermann Huscher.

Ali sim temos uma obra que iria contribuir muito para a mobilidade urbana da cidade e traria muitos benefícios para os bairros Velha e Garcia e para o centro da cidade, que deixaria de receber uma boa quantidade de veículos que trafegam pelos dois bairros.


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