Na tarde de sábado, 5, em Itajaí, o prefeito Volnei Morastoni (MDB) foi confirmado como candidato do seu partido a reeleição. A convenção emedebista foi no estilo drive in, em espaço aberto, e contou com a participação de 500 veículos, onde teve comício, fogos e a apresentação do candidato a vice-prefeito, Marcelo Sodré (PDT), e de mais 123 candidatos a vereador dos partidos que compõe a coligação de apoio a Morastoni.
O atual prefeito conseguiu engajar à sua candidatura, além do PDT, os partidos Democratas, PL, Cidadania, PTB e PCdoB, e pode ter ainda o PSB e PSC. É um apoio bem eclético, pois nessa coligação tem partidos com ideologia de centro direita e partidos ideologicamente mais voltados à esquerda, que podem formar a maior aliança da cidade EM 2020.
Já em Gaspar, o prefeito Kleber Wan-Dall (MDB) confirmou a sua candidatura à reeleição na última terça-feira, 2, e vai ter como novo candidato a vice-prefeito o advogado e presidente do PSD local, Marcelo Brick, que em 2016 foi seu adversário e acabou ficando em segundo lugar naquela eleição.
Mas o PSL de da cidade não quer ser mero figurante nessas eleições e já definiu que Sérgio Almeida, que é o presidente do partido na cidade, será o candidato a prefeito com o apoio do Patriota, de Marciano Silva, que até pouco tempo era o presidente do PSL de Gaspar.
A novidade nessa chapa é que muito provavelmente quem será o candidato a vice-prefeito de Sérgio deve vir do PL gasparense, que já indicou Rodrigo Althoff para a vaga. As conversas estão bem adiantadas, tanto que a convenção municipal dos três partidos acontece no mesmo dia e se tudo ficar acertado, essas convenções serão todas juntas, apresentando também os candidatos a vereador de cada legenda.
O curioso dessa coligação é que PSL e PL sairão juntos, mas em Blumenau o PSL e o PL terão candidatos a prefeito, onde Ricardo Alba sairá pelo PSL e Ivan Naatz concorrerá pelo PL. Mas segundo Marciano Silva, presidente do Patriota de Gaspar, Ricardo Alba é que será o padrinho da chapa na cidade vizinha.
Pelos lados do PT, Celso Zuchi, que já foi prefeito da cidade por duas vezes, deve seu o nome indicado para disputar as eleições municipais de 2020 pela sigla. Segundo o presidente do partido, Doraci Vanz, Zuchi é um nome forte na cidade e tem todas as condições de desbancar a dupla Kleber Wan-Dall e Marcelo Brick este ano.