O debate eleitoral com os candidatos e candidatas a prefeito de Blumenau promovido pelo jornal O Município Blumenau na noite desta quinta-feira, 12, foi uma ótima oportunidade para que o eleitor pudesse conhecer um pouco mais sobre as propostas e também sobre os próprios candidatos.
O primeiro bloco acabou sendo mais calmo, onde os postulantes ao cargo de prefeito preferiram usar um oponente mais para expor suas ideias do que para contrapor a proposta de outro candidato. Neste primeiro bloco apenas o candidato Wanderlei Laureth, do Avante, foi quem preferiu apontar supostos erros da atual administração referente a políticas públicas.
A partir do segundo bloco, os candidatos e candidatas mudaram um pouco a estratégia, preferindo apontar possíveis deficiências do oponente, onde os mais atacados acabaram sendo o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), João Paulo Kleinubing (DEM) e Odair Tramontin (Novo).
O fato interessante deste debate é que somente os candidatos faziam perguntas entre si, possibilitando que eles escolhessem para quem iriam perguntar. Isso possibilitou um confronto de ideias mais frequente, mas a maioria ainda assim preferiu manter uma postura menos combativa.
No terceiro bloco as acusações apareceram mais e muitas questões jurídicas surgiram no debate, principalmente contra a prefeitura de Blumenau. Talvez o embate que mais chamou a atenção nesse bloco foi a troca de farpas entre os deputados estaduais Ivan Naatz (PL) e Ricardo Alba (PSL), sendo a única vez que o nome do governador Carlos Moisés surgiu.
No mais, foi um debate onde foram colocadas as principais propostas e ideias dos candidatos, como já vinha ocorrendo nos programas eleitorais, e nenhum deles conseguiu se destacar. Mesmo assim pode-se ver que, se não tivéssemos a pandemia, a campanha eleitoral em Blumenau poderia ter sido mais elucidativa e com mais trocas de ideias, o que facilitaria para o eleitor escolher o próximo prefeito da cidade.
Muito provavelmente teremos um segundo turno a partir da próxima segunda-feira, 16. E o jornal O Município Blumenau já tem agendado um novo debate no dia 24 de novembro, a partir das 19h30, com os dois candidatos mais votados do próximo domingo.
Durante todo o dia de votação e apuração o jornal fará uma grande cobertura dessa eleição, com informações dos locais de votação, do Tribunal Regional Eleitoral e análises dos jornalistas direto da redação, para que o leitor do O Município Blumenau não perca nenhum detalhe desse momento tão importante para Blumenau.