A partir da próxima semana os partidos políticos de Blumenau começam a fazer as convenções municipais para a homologação das candidaturas a prefeito e vereadores. O prazo final para a realização dessas convenções é dia 16 de setembro, mas o registro de todas as candidaturas será até o dia 26 do mesmo mês.

Segundo Rafael Boskovic, presidente do partido Novo de Blumenau, a sigla será a primeira legenda do país a homologar seus candidatos a prefeito, vice e vereadores. O Novo irá lançar o promotor Odair Tramontin como candidato a prefeito, Darci Debastiani de vice e mais 14 candidatos a vereador em Blumenau. O evento irá acontecer remotamente no dia 31 de agosto, com início previsto para às 9h.

No dia 2 de setembro será a vez do Democratas, que vai oficializar a candidatura a prefeito de João Paulo Kleinubing. O evento será virtual, mas pode ter a participação de Ronaldo Baumgarten (PSD), candidato a vice na chapa com JPK.

O partido Avante fará a sua convenção no dia 3 de setembro, às 19h30min, no bairro Fortaleza, e vai oficializar a candidatura de Wanderlei Laureth à Prefeitura de Blumenau, escolhendo como vice uma integrante da ala feminina do partido durante a reunião que também vai homologar 22 candidatos a vereador.

O Partido Liberal vai fazer a sua convenção municipal no Hotel Steinhousen, no bairro da Velha, e vai sacramentar a candidatura do deputado estadual Ivan Naatz a prefeito da cidade pelo partido.

Nos últimos meses o PL tem feito encontros quinzenais com os candidatos a vereador para orientá-los sobre as regras da eleição, também trazendo consultores para ministrar cursos para os filiados que irão concorrer à Câmara de Vereadores de Blumenau.

O PSL vai fazer a sua convenção no dia 7 de setembro, data emblemática para o partido, que vai ratificar a candidatura do deputado Ricardo Alba a prefeito. A coligação deverá ter sete partidos, mas três deles indicaram um representante para assumir a vaga de vice, que terá a escolha do próprio Alba antes mesmo da convenção.

Erlédio Pering, presidente do PT de Blumenau, informou que o partido fará sua convenção depois do dia 10 de setembro, sem data e local definidos por conta das últimas tratativas com os partidos que integram o Fórum dos Partidos de Esquerda.

Já o PDT blumenauense vai fazer a convenção municipal no dia 12 de setembro, mas ainda não definiu o local. A data escolhida tem a ver com o número de identificação da legenda e deve ter a participação do PCdoB, que deve indicar Mário Kato para a vaga de vice-prefeito.

O Podemos, do prefeito Mário Hildebrandt, ainda não definiu a data da convenção, mas deve acontecer somente a partir da segunda semana de setembro, pois a grande incógnita é para saber quem será a pessoa que ocupará a vaga de vice na chapa de Hildebrandt. Quem quer muito este posto é o vereador Zeca Bombeiro, do Solidariedade, mas a cúpula do Podemos de Blumenau é quem vai bater o martelo sobre o nome escolhido.

Depois das convenções, os comitês começam a ser montados para o início da produção dos primeiros programas de rádio e TV, que serão exibidos nos veículos de comunicação de Blumenau a partir do dia 27 de setembro.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar