Na coluna do último domingo, 1, eu postei um texto que falava de tudo que Blumenau já teve no passado e que, com o passar do tempo, nos acostumamos com o pouco que nos deram nesses últimos anos aqui em Blumenau.

Por conta das entrevistas que o jornal O Município Blumenau está fazendo com os 12 postulantes ao cargo de prefeito, tive que ler todas as propostas de governo dos candidatos e candidatas e me chamou a atenção que estes programas de governo focaram naquilo que o candidato ou coligação quer dar para a população, mas não necessariamente foca no que a população realmente quer para a cidade.

Li muitas mudanças nas áreas de saúde, educação, mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e tudo mais que pudesse tornar o plano de governo interessante e que nos fizesse acreditar que a partir de 2021 a nossa vida irá mudar para muito melhor.

Mas voltando para o meu passado, eu lembro que Blumenau tinha uma escola que ensinava, Blumenau tinha um transporte público que funcionava, tinha uma secretaria de esportes que formava atletas para os Jogos Abertos de SC, as ruas de calçamento não tinham tantos buracos quanto os asfaltos de hoje e muitas dos problemas de saúde, que eram infinitamente menores, se resolvia nas farmácias do bairro.

Obviamente que eram outros tempos e Blumenau tinha muito menos gente do que têm hoje. As crianças brincavam na rua e pouca gente tinha plano de saúde ou seguro de carro, e partindo desse pensamento, eu percebo que o que a população quer realmente dos candidatos é que os serviços públicos funcionem de verdade.

As pessoas precisam apenas é que o poder público não interfira tanto no dia a dia delas e que não haja tanta burocracia para se conseguir qualquer coisa da prefeitura. Se a gente paga inúmeros impostos para, teoricamente, ter os serviços públicos, porque nem todo mundo recebe o que deveria receber? Se todos pagam a conta de água, porque nem todas as casas têm água encanada na sua rua? Se todas as residências da cidade pagam o IPTU, taxa de lixo e taxa de esgoto, porque nem todo mundo tem esses serviços a sua disposição?

A população quer que essa conta seja feita de forma igualitária onde todos pagam e todos recebem. A população quer apenas que se acabe com os favorecimentos, que se termine com as gratuidades indevidas, que se invista o dinheiro no que realmente deve ser investido de forma justa, pensada e com prioridade.

Não adianta de nada ter um carro importado se não há dinheiro para colocar gasolina e é nisso que Blumenau se transformou, numa cidade que quer ter tudo que é mais moderno, mas não vê que primeiro precisa fazer o básico para que a população tenha um mínimo de qualidade de vida.

Blumenau é uma cidade boa e tranquila para viver, mas se continuarmos no ritmo que estamos andando, teremos uma cidade com muito desemprego, alta criminalidade e um aumento considerável de ocupações irregulares. Entramos no caminho das metrópoles, onde foi perdido o controle dos serviços e se empurra com a barriga tudo aquilo que deveria ter sido consertado há anos atrás.

Vamos pensar nisso com urgência, pois a culpa da nossa estagnação é de todos nós.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar