No fim do mês de maio, o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (Podemos), anunciou que a decisão de realizar ou cancelar a Oktoberfest 2020 ficaria para o decorrer do mês de agosto, pois a decisão sairia de acordo com a situação de contágio da Covid-19 naquele momento.
Nas últimas semanas Blumenau teve um aumento de contágios e de mortes, e pré-candidatos começaram a fazer enquetes para saber da população se a festa deveria acontecer ou não no mês de novembro.
O jornal O Município Blumenau chegou a receber uma nota oficial da cervejaria Eisenbahn, que disse que, sobre a realização da Oktoberfest 2020, aguarda a posição oficial da prefeitura de Blumenau para analisar o que será feito.
Mas o assunto já é discutido no Parque Vila Germânica e também no terceiro andar da prefeitura de Blumenau. Os prós e contras estão sendo analisados e espera-se que os índices de contágio do coronavírus na cidade diminuam consideravelmente, pois caso contrário, se a curva não começar a cair já durante o mês de agosto, a festa será cancelada.
A principal cervejaria da festa também já analisa formas de poder diminuir o prejuízo com o cancelamento da Oktoberfest, e uma das alternativas poderia ser a preparação de uma Sommerfest maior e com mais visibilidade nacional, mesmo que em 2021 se tenha outro prefeito que não Hildebrandt.
Com a dificuldade de saber como vai estar a pandemia no Brasil no mês de novembro, a Oktober não aconteceria mais em 2020, tendo a próxima edição somente em outubro de 2021.
E já se começaria a organizar a Sommerfest no Parque Vila Germânica usando não somente um pavilhão, mas dois, com um número maior de dias e também com horário estendido.
Tudo isso, ainda, são apenas conjecturas e será conversado com todas as empresas que fazem parte da organização da Oktober. Mas é uma ideia que já se cogita e pode ser uma saída menos traumática para todo o setor produtivo do turismo de Blumenau, que desde o adiamento da decisão da Oktoberfets, também tem sido levado em consideração.
Vale destacar que Blumenau tem muita gente que depende das festas promovidas pelo poder público e não podem ser deixadas de lado nesse momento da pandemia, como o próprio secretário de turismo de Blumenau, Marcelo Greuel, já falou quando conversei com ele no mês de maio.