Tudo começou na tarde de sábado, 12, com a convenção do PCdoB de Blumenau que acabou confirmando a candidatura do médico Mário Kato para prefeito pelo partido.
Segundo Kato, no seu programa de governo “A Cidade Acolhedora” eles pretendem, se vencerem as eleições, superar as desigualdades nas áreas de educação, saúde, moradia, transporte e economia. O PCdoB ainda não escolheu o candidato a vice na chapa de Kato porque ainda conversa com outros partidos de esquerda que podem vir apoiar a sua candidatura.
O PDT também fez a sua convenção neste sábado e confirmou o nome de João Natel como candidato a prefeito. O médico Natel foi reitor da Furb e entra numa disputa eleitoral pela primeira vez. O PDT ainda tenta ter um nome do PSB, de Arnaldo Zimmermann, ou do Rede como vice na sua chapa, mas tanto os pessebistas quanto o partido Rede estão sendo cortejados pelos demais partidos que integram a esquerda blumenauense.
Mas neste domingo, 13, o PT e o PSOL também fazem suas convenções e vão confirmar os nomes da ex-deputada estadual Ana Paula Lima (PT) e de Georgia Faust (PSOL) como suas candidatas a prefeita em Blumenau.
Elas sairão separadas porque o PSOL considera esgotada qualquer possibilidade de construção de uma frente de esquerda em Blumenau e, por conta disso, pretendem a construção de uma proposta para uma cidade inclusiva, com participação popular defendendo a mobilidade ativa, a cultura como meio de expressão popular, a agricultura urbana, o direito a vida digna para os povos originários. “Combateremos o machismo, o capacitismo, o racismo e a LGBTfobia. Portanto, não é plausível, infelizmente, uma possibilidade de aliança que não se manifestou materialmente nas últimas semanas”, acrescentou Georgia Faust.
Na convenção deste domingo o Partido Socialismo e Liberdade, além de homologar a candidatura da Geórgia Faust a prefeita e Joel Rodrigo a vice, vão confirmar também os nomes de Rosane Magaly Martins, Manoella Back, Ramon Lima e Giovanni Seibel como postulantes a uma cadeira na Câmara de Vereadores de Blumenau.
O PRTB blumenauense, que não é de esquerda, também confirmará nesta segunda-feira, 14, o nome de Jairo Santos como postulante ao cargo de prefeito na cidade, fechando o número de 12 candidatos que concorrerão à cadeira mais importante da Prefeitura de Blumenau.
Veja abaixo a lista completa de candidatos:
Odair Tramontin e Darci Debastiani – Novo
João Paulo Kleinubing e Ronaldo Baumgarten – DEM, PSD e PP
Wanderlei Laureth e Rosângela Cassenote – Avante
Ricardo Alba e Emil Chartouni – PSL, Patriota, PROS, PSC, DC e PTB
Débora Arenhardt e Gilberto Francisco da Silva – Cidadania
Mário Hildebrandt e Maria Regina Soar – Podemos, PSDB, MDB, Solidariedade e Republicanos
Ivan Naatz e Hermes Soethe – PL
Georgia Faust e Joel Rodrigo – PSOL
João Natel (vice-prefeito a definir) – PDT
Mario Kato (vice-prefeito a definir) – PCdoB
Ana Paula Lima (vice-prefeito a definir) – PT
Jairo Santos (vice-prefeito a definir) – PRTB