O chamado Fórum dos Partidos de Esquerda, que foi criado no início deste ano e até meados de julho parecia que vinha unida e forte, teve mais uma baixa esta semana. No começo do ano esse Fórum tinha o PT, PDT, PCdoB, PSOL, PCB e PCO e convidou o PSB, de Arnaldo Zimmermann, para compor o grupo. Porém, o PSB não aceitou, porque Arnaldo queria ser candidato a prefeito pelo seu partido.

Mais para frente, o PDT de João Natel, acabou saindo pelo mesmo motivo de Arnaldo e o grupo parecia fechado em prol da candidatura de Ana Paula Lima, do PT, e de Geórgia Faust, do PSol.

Entretanto, na reunião que aconteceu na noite de quarta-feira, 26, o PCdoB informou para as lideranças dos demais partidos que não fazia mais parte do Fórum e que iria indicar Mário Kato para ser vice de João Natel, do PDT. Então agora teremos de um lado a candidatura Ana Paula e Geórgia, com PT, PSOL, PCB e PCO, e do outro lado a candidatura de João Natel e Mário Kato com PDT, PCdoB e talvez o PSB de Arnaldo.

João Natel acredita que a sua candidatura terá um crescimento durante os programas no rádio e na TV e também nos debates que possam acontecer e espera poder conseguir ganhar espaço junto ao eleitorado com as publicações em redes sociais, já que nesta eleição será mais difícil ter um contato direto com o eleitor.

Então, agora as chapas vão aparecendo e a eleição começa a tomar forma em Blumenau. João Paulo Kleinubing (DEM) não esconde mais de ninguém que terá como vice Ronaldo Baumgarten (PSD), João Natel (PDT) vem acompanhado de Mário Kato (PCdoB), Odair Tramontin e Darci Debastiani são a dupla do Novo, Ana Paula Lima (PT) terá Geórgia Faust (PSOL) de vice, e Wanderlei Laureth, que vem de chapa pura pelo Avante, terá de vice alguém da ala feminina do partido.

Fica faltando as definições do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), de Ricardo Alba (PSL), Ivan Naatz (PL) e, se realmente confirmar sua candidatura, Jairo Santos do PRTB, o que totaliza nas eleições municipais de Blumenau, pasmem, nove candidaturas a prefeito ou prefeita na cidade.

A imprensa local vai ter muito trabalho, não só na cobertura dos candidatos, mas principalmente nos debates que devem ocorrer durante o pleito, mas pior mesmo vai ficar para o eleitor que vai ter que se desdobrar para saber a proposta de cada um deles e aí sim escolher em quem votar.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar